SDR participa de seminário de avaliação do Primeiro Emprego

Profissionais do Programa Primeiro Emprego que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) participaram, nesta quarta-feira (09), do 1º Seminário de Inovação e Projetos de Melhorias, realizado no auditório Zezéu Ribeiro, na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), em Salvador. 

Durante o evento, foram apresentados resultados da contribuição dos jovens que estão trabalhando em órgãos e secretarias estaduais, colaborando para a elevação da qualidade da prestação do serviço público. 

 O Primeiro Emprego, lançado em 2015, é um programa que dá oportunidade aos jovens, oriundos dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, de serem inseridos no mundo do trabalho. Mais de 8 mil jovens já foram beneficiados pelo programa em órgãos e secretarias do Estado, com direito à carteira assinada, férias, vale-transporte, tíquete-refeição e plano de saúde. 

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, a gestora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, afirmou a importância do Programa para os jovens baianos: "Recepcionar profissionais técnicos do Programa Primeiro Emprego na SDR, sendo 75% na Bahiater, tem proporcionado uma dinâmica diferenciada nas equipes. O encontro entre gerações, tendo de um lado a turma mais experiente e de outro a juventude ansiosa para colocar seus aprendizados em prática, torna um ambiente favorável para a oferta dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural. Essa vivência no atendimento ao público da agricultura familiar tem proporcionado importante aprendizado com o objetivo de aperfeiçoamento da política pública".

 

SDR

Almerico Lima, coordenador de Acompanhamento de Políticas Sociais da Casa Civil, justificou a importância do programa: "Com a ampliação da Educação Profissional no Estado, nós chegamos em todos os territórios, em 130 municípios. Muitas dessas pessoas são oriundas não apenas dos municípios de porte pequeno, mas também dos distritos rurais. Nesta perspectiva, estamos dando oportunidade para a população do campo e da cidade acessar um curso técnico de qualidade, mais do que isso, abrimos espaço para que essas pessoas pudessem depois acessar um programa que lhes dá experiência profissional, um ponto de partida para seu desenvolvimento posterior. Estamos muitos felizes porque nossos jovens são absorvidos em todos os órgãos do Estado, especificamente, no caso da SDR, nos SETAFS e na sede, em Salvador. Essas pessoas contribuem para melhorar a qualidade do trabalhador do campo, que é nosso objetivo maior".

Mundo do Trabalho

O Primeiro Emprego é uma oportunidade que Kauê Novais tem aproveitado na Bahiater, onde atua há quase dois anos como Técnico em Agricultura, no âmbito do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Vale do Jiquiriçá: “Para nós, que estamos entrando no mercado de trabalho, tudo é muito mais complicado, mas, com esse projeto, eu sinto que minhas chances são maiores de ter experiência. É o início de minha vida profissional, em que eu posso crescer e aprender na prática como tudo funciona".

Camili da Silva, técnica em Agropecuária na Bahiater, no âmbito do SETAF Irecê, apresentou o projeto Oficina de Orientação ao uso do Sigater. Ela conta que vem ampliando seus conhecimentos ao ter contato com a prática:" Esta é uma grande oportunidade para nós que saímos do curso técnico. Nosso dia a dia é bastante corrido, realizamos visitas de campo, emitimos DAP. Para nosso público interno, realizamos oficinas para que possam manusear da melhor forma possível as novas tecnologias, especificamente, o sistema Sigater, desenvolvido pela Bahiater, permitindo o lançamento dos relatórios diários e pedidos de diárias, que antes eram realizados manualmente". 

Confira mais fotos do evento no álbum do Flickr: http://bit.ly/2p1NAOl

Galeria
09/10/2019

SDR participa de seminário de avaliação do Programa Primeiro Emprego

Galeria de Fotos

ImprimirPDF
Compartilhe: