Agricultores familiares baianos expõem seus produtos na 10ª Edição da Feirafes em Valente

O município de Valente, localizado no Território de Identidade Sisal, recebe, nesta sexta-feira (09) e sábado (10), na Praça da Jazida, a 10ª edição da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes). Realizada pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), em parceria da Prefeitura Municipal de Valente, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e de organizações sociais do Semiárido.

O evento, que teve a abertura oficial na Casa de Cultura de Valente, com a participação de mais de mil agricultores de 50 municípios da região, tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária do Território Sisal e de outros territórios.

"Parabenizo os organizadores da 10ª Feirafes e os agricultores e agricultoras familiares, de diversos Territórios de Identidade do estado, que participam do evento, expondo e comercializando o resultado do seu trabalho, que conta com o apoio do Governo do Estado, em ações como a de fomento, como a da entrega de mudas de palma, a exemplo das realizadas durante a 10ª Feirafes, que, somadas a outras, em outros municípios, totalizam dois milhões de mudas entregues, só no mês de agosto, garantindo a segurança alimentar do rebanho", ressaltou o titular da SDR, Josias Gomes.

Gomes anunciou a ampliação da prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) em diversos territórios do estado. Serão atendidas sete mil famílias pela chamada pública de Ater Agroecologia e 5.400 na de Ater Mulheres, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Distribuição de palmas

Durante a abertura da feira, foi realizada a entrega, pela SDR, de 200 mil raquetes de palma forrageira, para fortalecer a alimentação animal. A ação é realizada por meio de parceria entre a Superintendência Da Agricultura Familiar (Suaf), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Bahiater. A programação da Feirafes conta ainda com a realização da oficina preparatória para o Seminário Parceria Mais Forte, uma iniciativa da SDR que tem como objetivo apresentar e avaliar as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento produtivo da agricultura familiar do território.

Nárcia da Silva, da Comunidade Arapuá, do município de Santaluz, atendida pela prestação de Ater da Bahiater, por meio da Fatres, veio participar da Feirafes e apresentou os resultados da ação em sua propriedade: "Eu estou muito feliz porque fui contemplada com os benefícios da Bahiater, com acompanhamento técnico na minha região. Minha propriedade está com melhor qualidade,  teve melhoria no Sisal, tenho aguada, meu rebanho agora está ótimo, e está bem melhor a produção, tanto na avicultura quanto da ovinocultura. Os animais estão sendo avaliados com experiência técnica, e já adquiri conhecimento para observar se o animal está com verme, como vermifugar, fazer higienização do curral, do bebedouro e do comedouro. Então, eu tenho experiência nova hoje na minha vida, que posso passar para meus amigos, para outras comunidades e estou muito feliz com essa atitude".

O coordenador da Fatres, Urbano Carvalho, destacou a importância do apoio de parceiros, como o Governo do Estado, para a realização da Feira e de investimentos em ações como a de assistência técnica e extensão rural (Ater), para os agricultores familiares da Bahia, principalmente na região sisaleira: “Ela é necessária para que a gente possa realmente melhorar cada vez mais a qualidade de vida desse povo. Quero dizer que estamos juntos nessa caminhada porque a agricultura familiar do território do Sisal, que tem se mostrado economicamente viável nessa região, que hoje cresce e cresce porque tem um povo que luta”.

Os participantes do evento poderão assistir a palestras temáticas, demonstração de práticas e tecnologias sociais de convivência com o semiárido. A Feirafes é também um espaço destinado à formação, exposição e leilão de animais, troca de experiências, e divulgação e comercialização de produtos da agricultura familiar. A expectativa é que passem pelo evento cerca cinco mil pessoas, entre visitantes e participantes vindos de municípios dos Territórios Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Piemonte da Diamantina, entre outros, que terão também a oportunidade de conferir as atrações musicais e culturais que se apresentarão durante a feira.

Entre os participantes estão o senador Jaques Wagner, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o superintendente da Suaf, Ademilson da Rocha (Tiziu), a Superintendente da Bahiater, Célia Watanabe,  o presidente do Conselho de Segurança Alimentar da Bahia (Consea-BA), Moacir Santos, representantes de associações e cooperativas da agricultura familiar, da Polícia Militar, de secretarias de Agricultura e parlamentares, entre outros.

09/08/2019

Abertura da 10ª Feirafes em Valente