Fruto símbolo de força e resistência do Semiárido, o umbu foi tema de reunião virtual realizada, nesta terça-feira (02), entre o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Josias Gomes, e o vereador do município de Senhor do Bonfim, Reinaldo Santana, conhecido popularmente como Rê do Sindicato.  
 

O litro de leite ganhou mais qualidade e valor na Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Itaitinga, do município de Alcobaça, no Extremo Sul da Bahia. Antes, o produto era vendido a R$0,97 centavos, agora está sendo comercializado por R$1,20.

Agricultores experimentadores do município de Serrolândia estão utilizando a parte aérea da mandioca - hastes principais, galhos e folhas, para produção de alimento para os animais.

Listar as demandas para qualificação e fomento do trabalho dos artesãos e das artesãs, além de pensar estratégias e oportunidades de comercialização. Esses foram os principais objetivos do Encontro Artesanato da Bahia: especial para artesãos e artesãs do projeto Pró-Semiárido, do Governo do Estado.

Registradores de Imóveis da Bahia participaram de uma capacitação virtual com enfoque na formalização e operacionalização de projetos de regularização fundiária. O evento foi promovido pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), juntamente com a Associação dos Registradores de Imóveis do Estado da Bahia (Ariba).
 

Neste sábado (27) o Rural Produtivo visita o território de identidade Chapada Diamantina. Em Souto Soares, o destaque é a Associação Renascer, formada em sua grande maioria por mulheres agricultoras que produzem panetone de aipim. Já em Palmeiras, o programa conta a história da Associação Corcovado, uma comunidade quilombola onde o artesanato é feito da matéria prima de produtos locais. Ainda tem uma receita de caldo de mandioca com carne.

O Governo do Estado, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está credenciando pessoas jurídicas para a prestação de serviços de Regularização Fundiária. O formulário de inscrição está disponível no portal www.cda.sdr.ba.gov.br 

Para fortalecer parcerias para o desenvolvimento rura

A regularização fundiária é um dos pilares para que as famílias agricultoras aprimorem e desenvolvam o processo produtivo em suas propriedades, com segurança jurídica e acesso a crédito.