Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), especialistas reforçam que não existem alimentos próprios para combater a doença, mas é possível dar suporte ao corpo e melhorar nossa imunidade com alimentos facilmente encontrados, principalmente para quem vive na roça.  

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenou, nas últimas semanas, uma série de capacitações para comunidades rurais do Território de Identidade Sudoeste Baiano. 

A partir desta terça-feira (24),  de acordo com a portaria da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os agricultores familiares da Bahia e de todo o país passam a contar com a prorrogação do prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf).

O prazo para envio das propostas para a seleção da Chamada Pública para Habitação Rural, que prevê a conclusão das 221 unidades habitacionais rurais em comunidades quilombolas e indígenas baianas, foi adiado para 7 de julho deste ano. 

Famílias agricultoras beneficiárias do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado, em Campo Alegre de Lourdes, estão comemorando a conquista da cisterna de placas, que tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água da chuva para consumo doméstico. A tecnologia, recém-construída, já garantiu a captação da água das últimas chuvas e permitiu que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham água potável ao redor de casa.

Govemrno do Estado anuncia medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) na Bahia.

Rui anuncia compra de respiradores da China

O município de Juazeiro vai ganhar um frigorífico de abate e beneficiamento de caprinos, ovinos e/ou suínos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento da ovinocaprinocultura na Bahia.

Os municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Caém, Ourolândia, Umburanas e Várzea Nova, no Território Piemonte da Diamantina, já possuem a lei de criação e regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Equipes técnicas estão sendo formadas e realizando o cadastramento dos produtores e empreendimentos interessados na certificação, como laticínios/queijarias, entreposto de ovos e abatedouro de suínos.

Foram encerradas as inscrições de prefeituras baianas para o Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Para avaliar as propostas recebidas, a comissão avaliadora do prêmio se reuniu, nesta segunda-feira (16), pela primeira vez. 

Com o objetivo de realizar emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem promovendo, juntam