Casa de farinha em comunidade rural do município de Jussiape será reformada

O Governo do Estado autorizou, nesta quarta-feira (12), à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), a firmar convênio com a Prefeitura Municipal de Jussiape, no valor de R$ 447,7 mil, para a reforma, ampliação e aquisição de equipamentos da Casa de Farinha instalada na comunidade de São José, zona rural de Jussiape, Território Chapada Diamantina.

A ação, que beneficia 150 famílias de agricultores familiares, visa proporcionar a qualificação da produção da Casa de Farinha e a ampliação da comercialização, garantindo segurança alimentar e, também, a melhoria da renda das famílias envolvidas.

O investimento vai possibilitar melhorias estruturais e novos equipamentos, para que a unidade, que foi construída pela CAR, tempos atrás, possa se adequar às atuais exigências sanitárias para este tipo de empreendimento.

Casa de farinha em comunidade rural do município de Jussiape será reformada

O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, destaca que esse investimento no campo gera dividendos para a economia municipal. “Uma casa de farinha dessa funcionando plenamente consegue colocar na economia do município, anualmente, R$7,5 milhões com a compra da maniva e venda da farinha”.

Também foi celebrado, em Jussiape, um convênio para a recuperação de estradas vicinais, no valor de R$80 mil. A ação faz parte da estratégia do Governo do Estado, por meio da SDR, para dar trafegabilidade às comunidades rurais, onde agricultores e agricultoras familiares atingidos pelas fortes chuvas do último mês de dezembro.

ImprimirPDF