FOMENTO À PRODUÇÃO

Introdução

As ações de fomento visam dinamizar os processos de produção e garantir ao agricultor segurança ante as intempéries naturais. Através destas ações a SDR promove o acesso de agricultores a insumos, meios de produção, e cria um ambiente de segurança ao esforço da produção através de um fundo que protege os agricultores de eventuais perdas.

Através das ações de fomento a agricultura familiar acessa sementes de qualidade, mudas de palma forrageira com alta tecnologia, mudas de frutíferas e essência florestal. Estes insumos de elevada qualidade resultam em uma área plantada com mais rentabilidade e produtividade, eliminando custos para a agricultura familiar.

Por outro lado, através das ações de fomento, a agricultura familiar acessa meios de produção que visam reduzir o custo humano do trabalho, qualificar os processos produtivos e elevar a produtividade, cujo conjunto colaboram para elevar a renda da família e para promover o desenvolvimento rural da Bahia.

Desafios e Proposições
  • Universalizar o plantio de palma forrageira no semiárido baiano;
  • Ampliar o acesso da agricultura familiar às mudas de frutíferas e essência florestal;
  • Universalizar o acesso da agricultura familiar ao Garantia Safra;
  • Promover o acesso da agricultura familiar a tecnologias e meios de produção;
  • Ampliar o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal.
Ações e Projetos
  • Fomento a unidades de produção familiar;
  • Fomento aos sistemas produtivos sustentáveis para transição agroecológica;
  • Fomento ao acesso de insumos de qualidade para a agricultura familiar;
  • Fomento ao melhoramento genético do rebanho para a agricultura familiar;
  • Estruturação de unidade de produção familiar e de sistemas produtivos;
  • Capacitação para gestores de sistemas produtivos;
  • Construção de infraestrutura para sistemas produtivos;
  • Distribuição de equipamento de apoio à inclusão produtiva;
  • Implantação de projetos comunitários de desenvolvimento produtivo sustentável;
  • Implantação de projetos comunitários para ocupação e renda
  • Construção de soluções hídricas que garantam o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal nas propriedades dos agricultores familiares;
  • Universalizar o acesso da agricultura familiar do semiárido ao Garantia Safra.
Unidades Responsáveis

Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR