ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Introdução

As ações de assistência técnica e extensão rural (ATER) são fundamentais para promover o desenvolvimento rural, mediante a produção e troca de conhecimento entre a agricultura familiar e os técnicos extensionistas.

Objetivando garantir o caráter de fomento às atividades econômicas do meio rural, algo inerente às ações da SDR, o processo de troca de saberes e apreensão de novos conhecimentos através da ATER garante a inclusão de jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais neste processo.

Com as ações de ATER garante-se a inclusão socioprodutiva, o fomento à transição agroecológica, a elevação da produção e da produtividade, a melhoria da qualidade dos produtos e a ampliação da esfera de atuação da agricultura familiar nestes mercados, cujo conjunto colabora para a promoção do desenvolvimento rural da Bahia.

Desafios e Proposições
  • Garantir a oferta de ATER para jovens , mulheres, povos e comunidades tradicionais;
  • Promover a troca de saberes entre a pesquisa científica e os saberes da agricultura familiar e camponesa;
  • Intensificar a transição agroecológica;
  • Fortalecer as experiências de produção agroecológica;
  • Identificar e propagar tecnologias sociais apropriadas para o desenvolvimento sustentável.
Ações e Projetos
  • Promoção de ATER através da equipe técnica da BAHIATER/SDR;
  • Promoção de ATER em parceria com organizações da sociedade civil;
  • Oferta de ATER em parceria com as prefeituras municipais;
  • Oferta de ATER através do Programa Dom Helder;
  • Oferta de ATER através de parcerias com outras instituições governamentais;
  • Fortalecimento da Rede Baiana de Pesquisa Inovação e Extensão para a Agricultura Familiar e o desenvolvimento rural;
  • Apoio às pesquisas sobre tecnologias de produção para a agricultura familiar;
  • Fomento a adoção de tecnologias apropriadas à agricultura familiar com foco na convivência como semiárido;
  • Promoção da formação continuada em assistência técnica e extensão rural;
  • Implantação do sistema de informação integrada de assistência técnica e extensão rural.
Unidades Responsáveis
  • Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - BAHIATER