Iniciativas simples de manejo sanitário e nutricional são algumas das ações que estão sendo adotadas pelos criadores(as) de caprinos e ovinos do Semiárido da Bahia, para melhorar a produtividade do rebanho. Isso porque, após receberem assessoramento técnico especializado, eles e elas estão tendo a oportunidade de ver na prática como a adoção de técnicas baratas podem fazer a diferença na hora de comercializar os animais.

O sonho da posse efetiva da terra foi concretizado, nesta sexta-feira (21), para agricultores familiares dos municípios de Barra do Mendes, Ibipeba e Ibititá, após a entrega de 31 títulos de terra. O ato aconteceu na comunidade Mocobeu, no município de Ibipeba. Essas agendas são desdobramentos das entregas de títulos de terra anunciadas pelo governador Rui Costa, durante ato simbólico realizado em 10 de setembro, no município de Irecê. 

Os cafés especiais da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã) já são referência internacional. A cooperativa está classificada novamente no Cup Of Excellence Brazil, por meio de sete cafeicultores cooperados. E agora conta com os investimentos de R$ 2,8 milhões do projeto Bahia Produtiva, para beneficiamento, manejo, criação de microusina e aquisição de máquinas para o cultivo do café.

Foi concluída, neste sábado (23), a série de entregas de títulos de terra, realizada pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Território de Identidade Irecê. Os últimos municípios contemplados foram Cafarnaum, Mulungu do Morro e Presidente Dutra, com 154 títulos. 

Nestes dias 20 e 21, agricultores e agricultoras dos territórios de identidade Sertão do São Francisco, Piemonte Norte da Diamantina e Bacia do Jacuípe participam de formação para acessar o selo de certificação orgânica participativa.