• #
  • Resultados.
  • Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Agricultura Familiar

06/12/2018 11:12

Governo do Estado e Banco Mundial debatem acesso à água para comunidades rurais

Representantes do Governo do Estado e do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird/Banco Mundial) se reuniram, nesta quarta-feira (05), com a equipe da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb), para discutir sobre o fortalecimento do acesso à água de comunidades rurais da Bahia.

O Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb), está ampliando e recuperando 112 sistemas de abastecimento e construindo 1.400 banheiros residenciais em 213 comunidades, de 15 municípios, beneficiando 17,5 mil famílias. As ações são executadas por meio das Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Seabra e Jacobina.

Estiveram presentes o titular da Casa Civil, Bruno Dauster, da SDR, Jerônimo Rodrigues, da secretaria de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, as representantes do Banco Mundial, Fátima Amazonas e Paula Freitas, o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, e representantes da Cerb, Marcus Bulhões e Dora Cavalcanti.

De acordo com o Rodrigues, a reunião abordou a importância da água que vem sendo gerenciada pelas comunidades: “Estamos vivendo um momento, em que é preciso centralizar os esforços, ter uma estratégia mais adensada possível, para defender uma política pública estadual. As Centrais desempenham um forte papel e a Cerb já tem esses projetos prontos, o que facilita a execução dos recursos”.

Para a especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, a reunião foi um marco importante. “O estado da Bahia é um dos estados mais importantes do Nordeste em relação a alguns aspectos para área rural. A escassez da água ainda é uma questão da invisibilidade da área rural, então por essa estratégia de fortalecer a viabilidade de água para essas regiões, achamos que é importante discutir com persistência o acesso à agua”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.