• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

12/06/2018 19:06

SDR e Dieese debatem ações voltadas para a agricultura familiar e reforma agrária

Com o objetivo de apresentar a experiência de um observatório, com informações e diagnósticos, desenvolvido no estado do Ceará, foi realizada uma reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues e do diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, acompanhado de equipe.

De acordo com o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, essa ação apresentada pelo Dieese, é importante nesse momento em que se fecha um ciclo do Governo do Estado: “Precisamos consolidar um ambiente em que as informações estejam qualificadas e disponíveis para que sejam utilizadas pela comunidade, além de qualificar também as nossas ações. Não adianta fazer política pública se não for possível verificar como as famílias, o meio ambiente, o mercado, entre outros, estão sendo beneficiados pelo trabalho qualificado realizado pelo governador Rui Costa”.

Rodrigues salientou que essas informações e diagnósticos sobre projetos e ações importantes como o Pró-Semiárido, Bahia Produtiva, assistência técnica e extensão rural (ATER) sejam disponibilizados e cheguem também às prefeituras, movimentos sociais e a todos os envolvidos com o desenvolvimento rural do estado.

De acordo com o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o observatório apresentado é uma tentativa de organizar subsídios, com uma metodologia que prevê a produção de diagnósticos, sobre a base da agricultura familiar e reforma agrária, com o objetivo de potencializar políticas e iniciativas da secretaria e auxiliar a agricultura familiar e reforma agrária na sua estratégia econômica, comercialização, organização da produção.

“O observatório permitirá que a política do Governo esteja integrada nas outras dimensões, da educação, da assistência, do crédito, da comercialização, ou seja, é uma tentativa de organizar uma base de informações e uma produção de conhecimento para subsidiar a ação do estado e as políticas públicas”, observou o diretor técnico.

Uma segunda reunião, com a presença do núcleo dirigente da SDR, foi agendada para esta quarta-feira (12), para a apresentação da proposta do Observatório da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, para verificar a possibilidade de aderir a essa proposta.

Estavam presentes no encontro, do Dieese, Paulo de Tarso Costa, Ana Georgina Dias e Fernando Junqueira e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ricardo Vieira.