• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

09/06/2018 18:06

Agricultura familiar de Iuiú é fortalecida com ações do Governo do Estado

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, participou, neste sábado (09), da solenidade de inauguração de duas Câmaras Frias, instaladas no Distrito de Pindorama, município de Iuiú, Território Sertão Produtivo. A ação está beneficiando diretamente 32 famílias. Durante o ato foi realizada ainda a assinatura do convênio com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Boa Nova, distrito de Pindorama.

Para o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a ação proporcionará a melhoria de qualidade de vida das famílias: "Estamos entregando essa ação em menos de um ano porque houve um conjunto de pessoas que apostaram e enxergaram a capacidade de Iuiu. Esse é um bom exemplo de que quando a gente quer fazer, a gente faz”.

De acordo com o presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Boa Nova, Mardem Silva, as mudanças já são uma realidade na vida das famílias beneficiadas com as câmaras frias: "É a garantia de melhor preço para o produtor, que agora tem trabalho garantido para toda a família, aumentando a área plantada e gerando mais de 500 empregos, possibilitando uma renda melhor e qualidade de vida dessas familias". Silva observou também  que o dinheiro gerado pelos agricultores familiares fica todo no comércio local.

A implantação das Câmaras Frias é resultado de uma emenda impositiva da deputada estadual Ivana Bastos. A ação, que foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) a partir de convênio assinado com a Prefeitura Municipal Iuiú, inclui a instalação e implantação de duas Câmaras Frias para conservação de verduras, da comunidade de Pindorama. O valor total do investimento é de R$123 mil.

O objetivo é possibilitar a conservação de verduras produzidas por agricultores familiares das comunidades rurais de Caveira, Lagoa da Onça, Batalhão e Jacolhi, do Distrito de Pindorama, em Iuiú, agregando valor à produção.

A assinatura do convênio com a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Boa Nova, que prevê a construção de um laticínio, aquisição de equipamentos, caminhão com baú refrigerado, embalagens, poço artesiano e extensão de rede elétrica, é da ordem de R$1,5 bilhão, com recursos do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado executado pela CAR/SDR, com recursos financiados pelo Banco Mundial, a partir de um Acordo de Empréstimo.

A unidade, que será destinada ao resfriamento, beneficiamento e industrialização do leite no município, passa, terá capacidade de produzir até 5 mil litros de leite por dia. A implantação deste projeto permite garantir a qualidade do leite comercializado junto à população nos municípios de Iuiú, Palma de Monte Alto, Carinhanha, Guanambi e Caetité, oferecendo produtos de qualidade que atendam as normas da vigilância sanitária. Inicialmente serão atendidas 28 famílias de agricultores familiares , produtores de leite, processando 1.200 litros de leite/dia, gerando 7 empregos diretos e 140 empregos indiretos, a partir do seu funcionamento espera-se que o número possa chegar a 100 novos produtores e alcançar uma geração de até 500 empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva do leite na região do entorno do projeto.

A Unidade agroindustrial terá capacidade de produzir até cinco mil litros de leite pasteurizado por dia, até dois mil litros de Iogurte por dia é até 90 quilos de manteiga diariamente. O faturamento mensal previsto é de R$123,3 mil.

A programação contou ainda com mais visita a áreas de plantação de pepinos, no Distrito de Pindorama, em Iuiú.