• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

16/05/2018 18:05

Encontro de ATER recebe representantes do Instituto Conexsus

Os participantes do Encontro Estadual de ATER, evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), receberam, nesta quarta-feira (16), representantes do Instituto Desafio Conexsus, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que atua em Belém, capital do estado do Pará. O instituto pretende trabalhar no desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis comunitários, que participem de forma ativa de cadeias produtivas.

A diretora de Agregação de Valor e Acesso à Mercado da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Elisabete Costa, afirmou que há uma articulação entre a SDR e Conexsus, para uma parceria que fomentará o desenvolvimento produtivo de associações, colônias de pescadores e cooperativas baianas que fazem gestão de agroindústrias: ´”É muito bom a Bahia ter sido escolhida para dar início às atividades da Conexsus, porque sempre procuramos parceiros dispostos a trabalhar pela produção e comercialização da agricultura familiar", comemorou.

Carine Pimenta, fundadora e diretora de operações da Conexsus, explicou que a instituição tem como intuito estimular o desenvolvimento rural: “O desafio é induzir novos arranjos para a produção e comercialização dos produtos". Já Paulo Guilherme Cabral, consultor associado da Conexsus, lembrou: "o foco será nas áreas da sociobiodiversidade e na produção agroecológica, florestal, de alimentação saudável e de orgânicos no Brasil".

As cooperativas e associações agricultura familiar interessadas em participar, deverão preencher um cadastro no site da instituição (www.conexsus.org), a partir de 22 de maio de 2018.