• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

12/04/2018 17:04

Governo autoriza construção e recuperação de mercados municipais de 16 municípios

Para construir e reformar mercados municipais e centros de abastecimentos de diversos municípios baianos, o governador Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a licitar obras visando melhorar as condições de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

O ato foi realizado nesta quinta-feira (12), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com a presença de secretários estaduais e prefeitos que assinaram convênios com diversas secretarias. O evento contou também com a presença de deputados estaduais, federais e vereadores.
Os investimentos, no valor de mais de R$9,2 milhões, serão aplicados nos municípios de Belmonte, Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Caetanos, Gandu, Itajuípe, Macarani, Mucuri, Paripiranga, Poções, Presidente Tancredo Neves, Remanso, Sítio do Quinto, Tremendal, Guaratinga e Jussara.

Segundo o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, o investimento diz respeito ao fortalecimento da economia local: “É muito forte a presença dos mercados locais para organizar as feiras livres, a produção local e a comercialização no rural, especialmente a produção da agricultura familiar. Esperamos que esse locais, após a construção ou reforma, sejam também espaços de convivência, porque normalmente as feiras dos municípios são espaços de cultura, onde se vende e se compra, mas também se pratica a cultura”.

De acordo com a prefeita de Guaratinga, Cristina Pinto, o Mercado Municipal de Carne que será reformado receberá investimentos de R$500 mil e beneficiará cerca de 50 famílias: "Hoje somos o segundo maior produtor bovino da Bahia e o mercado de carne é de suma importância para o município. Com a reforma, vamos organizar os boxes, construir uma praça de alimentação na área externa, tudo adequado às normas da vigilância sanitária".

O prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso, também assinou convênio para revitalização do Mercado Municipal, no valor de aproximadamente R$2 milhões: “Estou muito alegre com esse convênio, que é um anseio da nossa comunidade. Temos um mercado forte que comercializa hortifruti, carnes, roupas e uma variedade de produtos. Esse investimento era necessário, mas sem a parceria do Governo do Estado não seria possível".

Na solenidade, também foi autorizada a construção de barragens e pontes para favorecer a produção agrícola e o escoamento da produção em Caetanos e Tremendal.