• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

12/04/2018 17:04

SDR promove reunião técnica com os secretários de Agricultura do Vale do Jiquiriçá

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Vale do Jiquiriçá, promove até esta sexta-feira (13), uma Reunião Técnica do Fórum de Secretários de Agricultura do Território do Vale do Jiquiriçá. O principal objetivo do evento é promover um alinhamento sobre os programas para potencializar a agricultura familiar no território.

No encontro, que iniciou nesta quinta-feira (12), com representantes de 19 municípios, e está debatendo temas como a Estratégia de Qualificação dos municípios rurais no âmbito da agricultura familiar e Procedimentos e Alinhamentos para Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais, foram também realizados balanços da execução das ações e principais desafios operacionais.

"Reunir os gestores municipais para fortalecer a criação do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Território Vale do Jiquiriçá é importante para a organização das políticas publicas, além de se constituir um espaço de articulação e monitoramento das diversas ações voltadas para o desenvolvimento rural”, destacou Ivan Fontes, assessor especial da SDR, que apresentou a palestra: Reflexões e Subsídios sobre Desenvolvimento Rural.

Para o secretário de Agricultura do município de São Miguel das Matas, Helder Geovane, é interessante notar que é o Governo do Estado que vem ao encontro dos secretários: “Nós estamos discutimos vários temas importantes, especialmente para nós que somos de municípios pequenos. O Governo do Estado está nos proporcionando acesso às políticas públicas”. Geovane falou também que o encontro está sendo proveitoso para esclarecer as dúvidas sobre essas políticas.

Alair Figueiredo, secretário de Agricultura do município de Itaquara, destaca que a realização dessa reunião é um avanço na questão do desenvolvimento do território: “Para nós secretários essas iniciativas ajudam muito para trabalharmos para o crescimento do município. Nós só temos a agradecer e levar essas informações que estamos adquirindo aqui para os agricultores, e, também, com esse contato com o Estado, fazer funcionar programas que estavam parados por falta desses conhecimentos”.

O evento conta com a participação do coordenadores da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), no SETAF Vale do Jiquiriçá, Robson Andrade e Bruno Henrique, respectivamente, e de técnicos da Bahiater/SDR e CAR/SDR, Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e do Instituto do Meio Ambiente (Inema).