• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

13/03/2018 20:03

Qualidade do mel baiano é apresentado no #PapoCorreria

O programa #PapoCorreria, canal direto de comunicação entre os internautas e o governador Rui Costa, desta terça-feira (13), teve um sabor adocicado pelos produtos da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit), localizada no município de Tucano, no Território do Sisal. Mel, própolis, pólen foram divulgados pelo governador, que provou e aprovou os produtos.

A produção da Cooapit representa 90% do total de produção do Território do Sisal. São atualmente 103 cooperados, em 15 municípios do Território do Sisal e, vinculadas à cooperativa, já existem 13 Casas do Mel, todas construídas ou recuperadas nos últimos quatro anos pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e pela Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF/SDR).

O Governo da Bahia, por meio da CAR/SDR, entregou à cooperativa um Entreposto de Mel, para atender mais de 1.500 famílias nos diversos segmentos da atividade apícola,contribuindo, significativamente, para o fortalecimento da agricultura familiar da região. Foi investido R$ 418.854,90 para a construção civil e instalação de equipamentos, através do Programa Vida Melhor, com recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza Rural – FUNCEP. O entreposto comercializa mais de 360 toneladas de mel por ano.

A SDR/CAR entregou, ainda, cinco motocicletas à Cooapit, um investimento de R$ 45 mil, para que os agentes comunitários de apicultura (ACAs) prestem serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos cooperados da instituição.

Por meio do edital de apicultura e meliponicultura do Projeto Bahia Produtiva, a Cooapit será contemplada com 100 Kit’s apícolas com 500 colmeias, uma sede para a Associação de Apicultores de Quijingue, equipamentos para beneficiamento de cera, além de recurso para marca, rótulos e embalagem.

Para o presidente da Cooapit, Franciélio da Silva Macedo, a participação no #PapoCorreria é o fortalecimento da parceria da cooperativa com o Governo do Estado. “Hoje temos 120 toneladas por ano. Com o apoio do governo, a cooperativa cresceu e está aqui hoje para mostrar o resultado”.

Graduação

O Governo do Estado, por meio da SDR, está apoiando a implantação do Curso de Educação a Distância (EAD), de Graduação em Tecnólogo em Apicultura e em Meliponicultura, da Universidade de Taubaté (Unitau). A iniciativa, que conta com a parceria da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR) e da CAR, será realizada na sede da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit).

Agricultura familiar X Gastronomia

O programa contou também com a presença do Chef de Cozinha do Restaurante DOC American Barbecue, Caco Marinho, que vem redescobrindo a agricultura familiar, com a série de Expedições, realizadas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Projeto Bahia Produtiva. A iniciativa, que aproxima representantes da gastronomia com o agricultor familiar, conta com a parceria do Slow Food.

O uso do bode de pintadas, da ostra do Quilombo do Kaonge ou de mel de abelha nativa nas suas últimas aulas shows nos eventos Mesa Ao Vivo Salvador e no Palco Tendências do Mesa São Paulo comprovam que a relação chef de cozinha com a agricultura familiar nunca foi tão evidente, apontando tendências para um mercado cada vez mais atrativo.

Caco também foi defensor do projeto de lei que regulamenta a meliponicultura, atividade de criação de abelhas nativas no estado da Bahia. “Precisamos das abelhas para termos boa produtividade agrícola e, por consequência, alimento nas nossas mesas. As abelhas são as principais polinizadoras na natureza, apoiando a meliponicultura protegemos o meio ambiente. Promovendo uma alternativa ao extrativismo não sustentável”.