• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

26/02/2018 12:02

Editais promovem acesso de produtos a mercado e fortalecem agroindústrias da agricultura familiar

Com o objetivo de estimular a criação de oportunidades de negócios para a produção da agricultura familiar baiana, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança quatro editais, com investimentos de R$98 milhões.

Nesta segunda-feira (26), foi lançado o edital Alianças Produtivas Territoriais, no valor de R$ 60 milhões, primeiro edital na Bahia de apoio às associações e cooperativas da agricultura familiar, que tem como foco a relação comercial destas cooperativas e associações com compradores do setor privado, incentivando a inclusão no mercado, e atraindo empresas privadas para as oportunidades de negócio.

Os recursos e investimentos serão direcionados para as cooperativas da agricultura familiar que ganham com melhorias nos processos de gestão, nas aquisições de equipamentos mais eficientes, no desenvolvimento de novos produtos, entre outros resultados.

Benefícios para empresas

As empresas parceiras das cooperativas e associações também serão beneficiadas, pois terão capacidade de atender a sua cadeia de suprimentos de forma mais regular e qualificada. Além disso, poderão ter a desoneração do ICMS devido, por conta de operações de crédito presumido das aquisições dos produtos com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF).

Qualificação de Agroindústrias

O Governo da Bahia também lançou o edital para Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar, no valor de R$ 20 milhões, a fim de recuperar unidades agroindustriais que estão com alguma dificuldade de funcionamento. Os recursos serão aplicados diretamente nas associações e cooperativas da agricultura familiar e contemplarão ações voltadas diretamente para a estruturação e funcionamento de agroindústrias geridas por organizações produtivas da agricultura familiar e economia solidária, com investimentos em infraestrutura, produção, beneficiamento, comercialização, além de apoio à gestão.

“A cada dez prefeitos que eu recebo, nove me pedem uma indústria em seu município e eu digo que a indústria já existe. Nós temos três milhões de baianos vivendo da agricultura e pensar no desenvolvimento do estado é pensar, obrigatoriamente, no desenvolvimento da agricultura familiar”, declarou o governador Rui Costa ao apresentar a iniciativa e pedir apoio na divulgação a todos os presentes.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que são dois editais estratégicos, que estão eminentemente ligados ao mercado privado: “Os investimentos vão melhorar o funcionamento de agroindústrias de todo o estado e apoiar alianças entre cooperativas e associações da agricultura familiar e supermercados, restaurantes, hotéis e outros distribuidores do mercado. Mais de dez mil famílias serão alcançadas”.

Assinatura

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, observou: “um edital é para cooperativas e associações que querem fazer parcerias com o setor privado, com donos de supermercados, delicatessens, indústria alimentícia, qualquer ramo do comércio que deseje fazer uma parceria ganha-ganha com a agricultura familiar. O segundo edital é para revitalizar o conjunto dos empreendimentos de toda a Bahia que precisa desse apoio do Governo do Estado para tornar sua atividade viável economicamente”.

A presidente da Cooperativa de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste (Cooproaf), Marilda dos Santos, afirmou que a expectativa é grande. “Esses editais vão ajudar a melhorar e expandir nossa produção e tornar nossas cooperativas mais competitivas”.

Para o presidente da Associação Bahiana de Supermercados (Abase), Joel Feldman, “Em um momento que a gente vive essa crise, o Governo da Bahia demonstra cuidado, atenção e sensibilidade com projetos como esse, que geram renda e emprego. Enquanto setor supermercadista, a gente tem todo interesse em apoiar, pois são produtos de qualidade”.

Quilombolas e Indígenas
Nesta terça (27), mais dois editais do projeto Bahia Produtiva serão lançados pelo Governo da Bahia. Um direcionado para Comunidades Quilombolas e outro para Povos Indígenas, ambos no valor de R$ 9 milhões, totalizando R$ 18 milhões, com o objetivo de apoiar projetos de inclusão produtiva, que proporcionem geração de renda e melhor qualidade de vida para as comunidades atendidas.

O lançamento será realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), às 9h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Inscrição de proposta

As Manifestações de Interesse deverão ser inscritas eletronicamente mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), www.car.ba.gov.br, a partir do dia 01 de março.

Galeria de fotos do evento: http://bit.ly/2HMgmay

Editais: