• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

08/02/2018 16:02

Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Senhor do Bonfim promove entrega de 10 mil mudas

Agricultores e agricultoras familiares de Senhor do Bonfim, Território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, previamente cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Sedaf), receberam, nesta quinta-feira (08), em frente à sede da Prefeitura, parte das 10 mil mudas que serão entregues no município.

A ação tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, estimular o plantio e a diversificação de espécies junto às propriedades do município, sendo ainda uma alternativa de geração de emprego e renda no campo.

A iniciativa é promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, e executada pela Sedaf e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O agricultor Paulo Reis José da Silva, da Comunidade Fazenda Pica Pau, conta que recebeu mudas de bananeira, aroeira, umbuzeira. “Vamos plantar e Deus vai ajudar que a gente se manter e vender também. Foi boa demais essa doação, com fé em Deus vai acontecer mais de novo”.

Para a agricultora Cristiane Santos, da comunidade de Várzea do Mulato, afirmou que está muito feliz com a chegada das mudas. “Vai ser muito bom para a nossa agricultura familiar. As frusta darão uma renda extra para nossas famílias. Estou levando açaí, banana, abacaxi e outras. Estou apressada para chegar e plantar logo”.

Entre as espécies estão sendo doadas, encontram-se plantas frutíferas e de espécies nativas, entre elas Açaí, Mandioca, Abacaxi Vitória, Aroeira-Vermelha, Cedro Rosa, Cacau, Ipê-Rocho, Pau Viola, Banana Princesa.