• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural

07/02/2018 16:02

Agricultores familiares de Santa Terezinha recebem cadastro ambiental rural

Mais de 700 agricultores familiares do município de Santa Terezinha, no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu, receberam, nesta quarta-feira (07), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), conhecido na Bahia como Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), instrumento essencial para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

A ação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a prefeitura Municipal de Santa Terezinha, contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues.

Para Rodrigues, foi uma agenda de entregas festiva: "É uma agenda interativa entre nós da SDR e SEMA, justamente porque sabemos que não existe acesso ao título de terra se não for para garantir um acesso ao crédito, pois o banco exige isso. Mas também tem uma preocupação de que a regularização fundiária oriente e ajude o agricultor a cuidar melhor do meio ambiente e da sua propriedade".

Na oportunidade, também foram entregues três carros para ações sociais, que irão atender ao público rural, sendo um deles por emenda do deputado estadual Afonso Florence, além de uma ambulância. O prefeito de Santa Terezinha, Zé de Zila, anunciou também que fará a cobertura de 90% das comunidades com acesso à água para consumo humano.

O secretário da SDR destacou que o desejo é de acompanhar o prefeito em todas as agendas do rural e anunciou que em março, junto com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), deverá entregar uma unidade de mel, que está aguardando a instalação da energia: "Além disso, temos uma agroindústria de semente de frutas que já assinamos o convênio e está em andamento, e, também em março, voltamos para fazer a assinatura de um convênio com a prefeitura para a construção de uma unidade de beneficiamento de uvas, para vinho, sucos".

Rodrigues disse ainda que "é entrega, é colheita, mas é também compromissos futuros para que Santa Teresinha continue se fortalecendo. 70% da população do município é rural, e nós temos um lugar nosso reservado de fortalecimento da agricultura familiar.

Para o secretário da Sema, Geraldo Simões, "É uma alegria ver essa interação entre a agenda de entrega de títulos de cadastro ambiental rural e o fortalecimento do desenvolvimento rural nos municípios da Bahia".

Zé de Zila, prefeito de Santa Terezinha, enfatizou que o agricultor familiar legaliza a sua terra, e passa a acessar créditos e melhora a sua condição de vida na zona rural: "A prefeitura tem o Governo do Estado, em especial da SDR, com o secretário Jerônimo, como um grande parceiro. Não é o primeiro evento que estamos aqui na parceria com a SDR. Já entregamos juntos caminhões, basculantes de caçamba, carro-pipa, equipamentos com pipa para trator, já assinamos convênio com a casa do mel junto com a CAR, e hoje estamos nessa parceria com os Cadastros Ambiental Rural. A SDR vem ajudando nosso município a se desenvolver na agricultura familiar".

Para o agricultor Salvador Silva, da comunidade de Empoeira, em Santa Teresinha, "É uma alegria participar de um evento com autoridades do município e do governo. Ter esse documento é importante porque a gente se classifica pelo papel, que nos dá direito de fazer alguma coisa pela gente e pela nossa terra e traz a legalidade do nosso imóvel".

Presença - Estiveram presentes vice-prefeito, vereadores, lideranças comunitárias, dirigentes de associações.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Confirma mais fotos no FLICKr