• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

12/01/2018 18:01

Governo do Estado entrega 39 moradias a agricultores familiares de Comunidade Quilombola do município de Caém

Agricultores e agricultoras familiares da comunidade quilombola de Várzea Queimada, localizada no município de Caém, Território de Identidade Piemonte da Diamantina, celebraram, nesta sexta-feira (12), a entrega de 39 unidades habitacionais. A ação, realizada no âmbito do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), é resultado de um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Apasba). O programa prevê a construção de um total de 400 unidades habitacionais em diversos municípios da Bahia.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a entrega das 39 habitações rurais, feitas em parceria com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), tem um significado muito forte por ser em uma comunidade tradicional quilombola, local onde aconteceu o Festival do Licuri 2017, apoiado pela SDR: “Parabenizamos a comunidade e reafirmamos o compromisso do Governo do Estado com a questão da habitação rural”.

Rodrigues destacou ainda a parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), por integrar um programa de reparação, em articulação com a comunidade, o MPA e o Estado: “Esperamos contar com a parceria da prefeitura. Nós viemos à comunidade rural, à 50 quilômetros da sede, como uma forma de demonstrar que o Governo Rui Costa quer interiorizar as políticas públicas”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ressaltou que em Caém também estão sendo executados dois importantes projetos da CAR, o Bahia Produtiva com o projeto de licuri, e o Pró-Semiárido, que está começando com assistência técnica e extensão rural (ATER) em 10 comunidades credenciadas. “Essas conquistas são fruto de organização comunitária, porque aqui se dialoga com as pessoas, tem mutirão, envolvimento da comunidade, tem muito amor em cada uma dessas casas, e é por isso que essas coisas acontecem. É com o mesmo capricho que essa turma faz a luta pela moradia que depois conseguem conquistar direitos importantes como esse”.

José de Jesus, um dos beneficiários da ação e integrante do MPA, enfatizou que para as famílias que irão receber as moradias conquistadas pelo MPA, significa viver o novo, onde há um espaço de qualidade para receber seus parentes e amigos: “Com essa conquista entendemos que contribuímos para evitar o êxodo rural dessas famílias, possibilitando a permanência deles no campo e produzindo alimento saudável para suas famílias e para o povo brasileiro. Com o governo federal atual, as novas conquistas se tornaram quase impossíveis, mas o movimento jamais desistirá dessa luta”.

Recitando o verso “o progresso se faz com o tempo, com companheirismo e respeito, pois o mundo não se resume só em qualidade e defeito. Quem não conhece o sertão vale a pena conhecer, vai voltar todo feliz com as riquezas que vai ver”, a jovem Cirlane de Jesus, agradeceu a chegada das moradias na comunidade: “Sou filha de um beneficiário da moradia camponesa, e estou muito feliz. Nossa comunidade tem 13 anos que faz parte da luta da MPA e sou muito agradecida, pois nós, sertanejos, merecemos essa moradia digna. Depois dessa conquista é possível ver o brilho nos olhos das pessoas”.

Habitação Rural
O Governo do Estado atua no apoio à elaboração de projetos para a captação de recursos junto à Caixa Econômica Federal, além de realizar o acompanhamento da execução das obras. Os responsáveis pelo acompanhamento das obras e as famílias atendidas recebem capacitação sobre o programa e o trâmite processual da ação.

Participaram do evento parlamentares, movimentos sociais, técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), o coordenador de Habitação Rural da CAR, Guilherme Lima, o prefeito de Caém, Gilberto Matos, ex-prefeitos e vereadores de Caém e municípios da região.

Confira mais fotos no Flickr