• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

Bahiater

08/01/2018 14:01

SDR realiza reunião de planejamento e avaliação com gestores do município de Medeiros Neto

Com o intuito de avaliar os trabalhos do ano 2017, discutir assuntos de interesse dos agricultores e agricultoras familiares do município e elaborar um planejamento para 2018, foi realizada uma reunião com a participação de representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Prefeitura Municipal, na última sexta-feira (05), na Secretaria de Agropecuária do município de Medeiros Neto.

De acordo com a subcoordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Território Extremo Sul, Fabiana Longo, a finalidade do encontro foi fortalecer a parceria firmada com a gestão pública voltada para a agricultura familiar no município: “Por meio desse trabalho em conjunto realizado entre a SDR e a prefeitura foi possível designar dois técnicos da Bahiater para o atendimento no município, duas vezes por mês, para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)”.

Já foram emitidas mais de 200 DAPs, além de orientação de outras políticas públicas disponíveis para o segmento da agricultura familiar. Além do município de Medeiros Neto, também foram atendidos os municípios de Lajedão, Ibirapuã e Vereda.

Como encaminhamento desta agenda foi decidido o cronograma de atendimentos dos técnicos da Bahiater no município até o mês de junho deste ano. O município, que aderiu ao Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), já iniciou o passo a passo para adesão ao mais ATER, para que mais agricultores familiares sejam atendidos com assistência técnica continuada.

O encontro contou com a presença da prefeita de Medeiros Neto, Jadna Paiva, do secretário de Agropecuária, Armando leal, da diretora de Agricultura do município, Ludmila Monfardini, do diretor de Meio Ambiente, Leonardo, e dos técnicos da Bahiater, José Sobrinho e Waltécio Laudelino.

SEMAF
408 municípios baianos aderiram ao SEMAF, iniciativa da SDR realizada em parceria com as prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de Agricultura ou área equivalente, para fortalecer a agricultura familiar no estado.

Os SEMAFs têm como finalidade o atendimento direto aos agricultores familiares baianos, com oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER), regularização fundiária, estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos (Garantia-Safra, água para produção, distribuição de mudas e sementes), implantação de habitação rural, além do apoio à comercialização e implantação de agroindústrias familiares.