• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

04/01/2018 15:01

Programas do Governo do Estado fortalecem a inserção de baianos no mercado de trabalho

O Primeiro Emprego e Partiu Estágio, programas realizados pelo Governo do Estado, estão garantindo oportunidades de emprego para a juventude baiana conquistar a tão sonhada primeira experiência profissional. Estas iniciativas se constituem como uma ação social de combate ao desemprego dos jovens e visa inserir egressos e estudantes da Educação Profissional e do Ensino Superior no mercado de trabalho formal, além de estimular uma maior dedicação em sala de aula, justamente por serem contemplados aqueles e aquelas que possuem melhores resultados.

Lucas Santos

Entre os 205 contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Primeiro Emprego e Partiu Estágio, está o jovem técnico em Agropecuária, Lucas Santos, que trabalha no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Território Piemonte Norte do Itapicuru, localizado no município de Senhor do Bonfim. Ele contou que antes de conseguir uma vaga de emprego fez uma promessa de só cortar o cabelo, após ser chamado para algum trabalho, até que foi convocado.

“A gente sabe como está difícil entrar no mercado de trabalho e, sem esperar, eu fui selecionado e foi uma alegria indescritível. Aqui é uma chance de adquirir experiência e ter renda para buscar a independência. Com o programa Primeiro Emprego a gente se sente abraçado e esperançoso para seguir a vida se especializando”, destacou Lucas.

Plenária

Os contratados e contratadas para trabalhar na SDR, por meio do Primeiro Emprego e Partiu Estágio, atuam nas unidades da capital e no interior do estado, nos (SETAFs,) desempenhando atividades como assistência técnica e extensão rural (ATER), acompanhamento agroindustrial, assessoramento em gestão e comercialização, apoio administrativo e informática.

“Os profissionais contratados por estes programas, são mão de obra qualificada que tem a oportunidade de vivenciar, na prática, o que foi aprendido em sala de aula. Eles fortalecem o nosso time de profissionais que temos espalhados pela Bahia, trabalhando pelo desenvolvimento rural e pela agricultura familiar”, afirmou o chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.

Para o assessor de juventude da SDR, Jocivaldo dos Anjos, “os programas ajudam na diminuição do êxodo rural e contribuem para a qualidade de vida das pessoas no campo, que permanecem em seus municípios com trabalho, renda e direitos assegurados”, salientou.

Hanna Juciele

Já a Técnica em Comércio, Hanna Juciele Santos, que atua no SETAF do Território Piemonte da Diamantina, em Jacobina, informou que está há seis meses na SDR e contou: “Nesse período o benefício que estou recebendo já me possibilitou a tirar minha Carteira de Habilitação, investir num curso técnico em Administração e ajudar no sustento da casa. Estou colocando os conhecimentos em prática e aprendendo muito com o serviço de assistência técnica e extensão rural. Eu costumo dizer que a agricultura familiar é o alicerce da economia do país, então, sem ela é impossível à sobrevivência da sociedade”, finalizou.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.