• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

27/12/2017 12:12

Cooperativa da agricultura familiar realiza degustação na Adab

Produtos da agricultura familiar baiana foram apreciados, nesta quarta-feira (27), por técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), na sede do órgão. A iniciativa ousada foi da Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló (Coopag), do município de Várzea Nova, Território Piemonte da Diamantina, que, além de produtos já certificados e aprovados pelo órgão, levou novidades para serem degustadas pelos fiscais.

Apoiada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Coopag se tornou referência de agroindústria de pequeno porte da agricultura familiar. São cerca de 450 associados que, por meio, da cooperativa produzem queijos, manteiga, iogurte, néctar de frutas, entre outros.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, “o agricultor familiar aprendeu a tomar crédito, gerenciar a produção, a pagar assistência técnica e ter o Estado como um combustível. E a ADAB tem se comportado de uma forma muito parceira. Não é mais vista apenas como um órgão de fiscalização, mas, sim, proporcionando apoio com laudos técnicos, proporcionando, dentro das exigências legais, a liberação da comercialização desses produtos da agricultura familiar. É muito bom ver esses resultados positivos”.

O diretor-geral da ADAB, Paulo Cezar, definiu o trabalho com as cooperativas como a realização de uma política de governo que fortalece o desenvolvimento da Bahia, através da agricultura familiar: “Fico feliz em receber o secretário Jerônimo e essa equipe de sucesso da cooperativa. Experimentei todos os sabores e estou completamente impressionado com a qualidade. Estamos vendo aqui o resultado de um trabalho integrado. Colocando em prática a política de fortalecimento da agricultura familiar sugerida pelo governador Rui Costa com embasamento técnico para a garantia de qualidade dos produtos e o livre poder de comercialização. É a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da economia baiana”,

Essa parceria foi confirmada pelo vice-presidente da cooperativa, Fred Jordão. “A ADAB tem sido uma grande parceira da nossa coorperativa. Desde o período de visitação, na orientação do registro da indústria e dos produtos. Quero deixar a minha alegria por conseguir oferecer aos baianos produtos inspecionados, com destaque pela qualidade e responsabilidade. Já temos a perspectiva de lançar novos sabores e produtos e queremos muito continuar com essa parceria”, concluiu.

Participaram da degustação servidores da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da ADAB, e convidados.

Com informações da Adab
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.