• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

22/12/2017 16:12

Governo do Estado entrega casas e tratores no Sudoeste baiano

Um dos maiores sonhos dos brasileiros, a casa própria, agora é realidade para famílias da comunidade Quilombola de Boqueirão, localizada no município de Vitória da Conquista, no Território de Identidade Sudoeste Baiano. O governador do Estado, Rui Costa, entregou, nesta sexta-feira (22), 84 habitações rurais na localidade.

A ação foi realizada pela Secretária de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretária de Promoção de Igualdade Racial (SEPROMI), pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais que visa implantar unidades habitacionais com cisternas em áreas de povos e comunidades tradicionais. O convênio foi firmado com a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (COOPEHABITAR) e teve o investimento total de R$3,1 milhão.

Idalina, moradora da comunidade quilombola, foi uma das beneficiadas com a casa própria. “Graças a Deus! Eu estou muito feliz com a casa que Deus preparou para mim e o governador me deu. Foi uma benção do senhor. Tem espaço que dá para fazer horta. A gente vai plantar coentro, cebola, alface, couve, e o que mais der”, disse ela.

Já agricultora Maria Neta revelou que tinha muita vontade de possuir uma casa organizada, mas não tinha condições: “Com a ajuda do governo e de Deus eu consegui essa casa. Estou muito alegre, muito satisfeita. Deito na minha cama agradecendo, porque para mim foi uma bênção muito maravilhosa que recebi”.

Mecanização

Para otimizar a mecanização dos trabalhos de preparo de solo, plantio e colheita dos agricultores familiares dos municípios Ibotirama, Abaíra, Cândido Sales, Ibicoara e Potiraguá, foram entregues, por meio da SDR/CAR, um trator com implementos agrícolas para cada município. Um investimento total de R$ 472.157,45.

Os recursos utilizados para a entrega dos tratores têm origem nas emendas impositivas dos deputados estaduais Augusto Castro, Fábio Souto, Luciano Ribeiro, Sandro Régis e Sildevan Nóbrega.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, destacou que “as entregas de tratores, para equipar a agricultura familiar, irão aumentar a produção e reduzir o esforço físico das pessoas, além de melhorar a produtividade. Já as entregas de habitações rurais para a comunidade quilombola têm um significado para que as pessoas. Em pleno Natal, elas vão receber uma casa autorizada pelo governador para, a partir dessa data, ter seu quintal. Uma casa com qualidade, de dois quartos, banheiro, numa habitação rural com água, cisterna. Uma alegria muito grande fechar um ciclo, antes do Natal, fazendo entregas que possam melhorar a qualidade de vida da população baiana”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.