• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

22/12/2017 11:12

Cozinha comunitária transforma a vida de comunidade rural em Jequié

O governador do Estado, Rui Costa, anunciou mais investimentos para Território Médio Rio de Contas, nesta sexta-feira (22), em evento realizado no município de Jequié. Na oportunidade, ações realizadas para fortalecer a agricultura familiar foram destacadas, a exemplo da cozinha comunitária, em funcionamento na comunidade de Florestal Emiliano.
A cozinha é resultado de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Associação Rural Produtores Doces e Biscoitos Florestal Emiliano, no valor de R$199.8 mil.

Na unidade, em pleno funcionamento, 55 famílias da comunidade produzem chocolate caseiro, cocada de chocolate, doce de banana, biscoito doce e salgado.
Zelinda Souza Barros, presidente da Associação, destaca que a implantação da unidade de beneficiamento trouxe a oportunidade de aumentar a produção. Segundo ela, “nós não esperávamos e não acreditávamos que conseguiríamos ter uma unidade bem equipada com assadeiras e fornos bons. Vamos dobrar a produção de doces que hoje é de mais de 200 kilos por mês. Nosso planejamento é conseguir fornecer nossos produtos para merenda escolar do município”.

Meio ambiente

A SDR/CAR também implantou no município uma unidade de Reciclagem de Resíduos Sólidos, na sede do municipio de Jequié, compreendendo aquisição de máquinas, equipamentos de informática, um veículo utilitário para coleta seletiva.

A ação é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Cooperativa de Catadores Recicla Jequié, visando beneficiar diretamente 53 famílias de moradores. O valor conveniado totaliza R$214.364,90.

O titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que esse foi um dia muito importante para o Governo do Estado: “A agenda começou com a entrega da policlínica regional que vai trazer um significado muito forte para a gente que cuida do rural, porque quem é da cidade parte pra qualquer atendimento, e se não tiver em Jequié, vai para Conquista ou Salvador. Mas quem é do rural tem que se deslocar para a sede do município, para ver o que fazer. Quero registrar o significado disso, desse ato do governador em tratar bem a população baiana e em especial esse grupo do rural”.

A Policlínica Regional em Jequié vai atender a população de 28 municípios que integram o consórcio responsável pela gestão da unidade e foi construída e equipada pelo Governo do Estado, com investimento superior a R$ 20 milhões. A unidade está localizada na Rua Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru, e começa a funcionar na terça-feira, dia 26 de dezembro.