• Portarias da Secretaria de Desenvolvimento Rural
  • Chocolates da Agricultura Familiar

19/12/2017 17:12

Técnicos da Bahiater participam de capacitação para executar Projeto Dom Helder Câmara

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), promove, até a próxima sexta-feira (22), no município de Feira de Santana, uma capacitação para 75 técnicos da Bahiater, para a execução do Projeto Dom Helder Câmara.

O Projeto Dom Helder tem como objetivo o combate à pobreza e apoia o desenvolvimento rural sustentável no semiárido brasileiro, estabelecendo ações de convivência entre as dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas, por meio de assistência técnica e extensão rural (ATER) permanente e diferenciada, com foco nas demandas e nas necessidades das famílias beneficiadas.

A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, afirmou que "avançar nas ações de ATER, pautadas na convivência com o semiárido, é favorecer a agricultura familiar para que possa superar as dificuldades enfrentadas pelas adversidades climáticas".

O curso, que teve início nesta segunda-feira (18), tem carga horária de 40 horas e pretende focar nas ações para a execução de ATER direta para 3.720 famílias do semiárido baiano. Além da Bahia, o Projeto Dom Helder é executado nos demais estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Além dos técnicos extensionistas, jovens do programa 1º Emprego e coordenadores dos Serviços Territoriais de Apoio á Agricultura Familiar (SETAFs) de 10 Territórios de Identidade da região do semiárido da Bahia participam da capacitação ministrada por facilitadores da Anater.