• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

13/11/2017 18:11

Governo do Estado anuncia mais investimentos para infraestrutura do interior baiano

O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (13), durante encontro com prefeitos de municípios baianos, no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), convênios que garantem mais investimentos para a agricultura familiar do estado.

Durante a solenidade, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a licitar obras de pavimentação de ruas em pedras de paralelepípedos, nos municípios de Buritirama, Cícero Dantas, Itanhém, Medeiros Neto, Ponto Novo, Paripiranga, Prado e Sátiro Dias. O investimento da ordem de R$ 5,4 milhões, tem como objetivo melhorar as condições de vida e trafegabilidade dos moradores destes municípios, com possibilidade de favorecer o escoamento de suas produções agrícolas locais.

Para melhorar as condições de comercialização dos produtos d agricultura familiar, atendendo às normas da Vigilância Sanitária, foi autorizada a licitação de obras de construção e reforma de mercados e centros de abastecimento, dos municípios de Ipiaú, Riachão Do Jacuípe, Camacan, Ibicaraí, Luiz Eduardo Magalhães, Cotegipe, Ubatã, Aurelino Leal, Araci, Santana, Coração De Maria, Sobradinho e Camamu, com valor total de R$ 9 milhões.

Foi firmado ainda um convênio com a prefeitura municipal de Firmino Alves para requalificação da ponte de concreto armado, situada na sede do município, no valor de R$ 215,3 mil. A ponte
é fundamental para dinamizar a economia local, escoando a produção agrícola do município.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, na medida em que a infraestrutura local fortalecida com calçamento, mercados, com a construção de pontes e a melhoria das estradas e vias de acesso, o desenvolvimento rural acontece de fato. Ele destaca que essas ações ajudam os municípios a atenderem melhor não somente a agricultura familiar, mas toda a população: “Sobretudo, quando nós estamos falando dos mercados que são locais importantes de produtos da agricultura familiar. É lá onde funciona a verdadeira indústria de comercialização de produtos, onde os agricultores levam toda a sua produção para comercializar e, tendo locais adequados, certamente a produção flui e, com isso, nós estimulamos a ampliação da produção e da produtividade local”.

Para o prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, é com muita alegria que o município recebe esse convênio, que vem para fazer a requalificação do mercado municipal, melhorando a qualidade de vida não só daqueles comerciantes que ali trabalham, mas também da população que passa a ter o seu alimento em uma estrutura de melhor qualidade: “O governador Rui Costa tem trabalhado muito pela Bahia. Tem feito todos os esforços, enquanto o Brasil passa por todas essas crises, para desenvolver e melhorar a qualidade de vida de todo o povo baiano. Essa ação do Governo do Estado para o município de Sobradinho é muito importante”.

O prefeito de Camacan, Oziel Bastos, observou que o município não tinha recursos próprios para fazer essa reforma: “O governador Rui Costa atendeu esse pedido. Hoje, o mercado atende em torno de 35 famílias, que tiram o sustento daquele mercado. Camacan tem 35 mil habitantes, que nos dias de feira circulam por ali”.

Confira a galeria de imagens nesse link: http://bit.ly/2jrQjxW