• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

13/11/2017 17:11

SDR realiza seminário e visita áreas para implantações de Unidades de Referência no Território Chapada Diamantina

Foi realizado no Centro Cultural Consuedes Benevides, no município de Nova Redenção, Território Chapada Diamantina, na última sexta-feira (11), o Seminário sobre Produção Intensiva de Leite a Pasto. Entre os objetivos do evento está o de aumentar o conhecimento sobre a tecnologia de produção intensiva de leite a pasto para agricultores familiares e demais envolvidos na bovinocultura de leite, por meio de capacitação e treinamento.

O seminário foi realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Coapechad), da Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (Cooteba) e da Prefeitura de Nova Redenção. A geração de trabalho e renda e a inclusão socioprodutiva dos agricultores familiares produtores de leite são ações estratégicas do Governo do Estado.

Estiveram presentes produtores familiares de leite, agentes comunitários rurais, técnicos da área das ciências agrárias, secretários de Agricultura e de outras áreas, a prefeita do município, Guilma Soares e do vice-prefeito, Ademar Martins.

Ainda no Território Chapada Diamantina, uma equipe da Suaf/SDR, coordenada pelo superintendente do órgão, Marcelo Matos, realizou reuniões com produtores familiares de leite e visitas às propriedades de agricultores familiares onde deverão ser implantadas Unidades de Referência de Produção Intensiva de Leite a Pasto, na zona rural dos municípios de Nova Redenção (Sítio Paraguaçu e Fazenda Água Branca) e Andaraí (Assentamento Salubrinho). A equipe realizou ainda o georreferenciamento da área, coleta de amostra de solo e o planejamento para a implantação da pastagem e da irrigação.

Unidades de Referências - Instaladas em áreas de agricultores familiares, transformadas em ‘salas de aulas práticas’, as Unidades de Referência têm a finalidade de atualizar o conhecimento de técnicos e produtores e, ao mesmo tempo, servir como exemplo, ao demonstrar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental da produção de leite, aumentando o alcance das tecnologias adotadas e contribuindo para ampliar a produção, produtividade e rentabilidade da bovinocultura de leite da agricultura familiar.