• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

11/11/2017 14:11

Governo da Bahia anuncia investimentos para agricultura familiar do município de Antônio Cardoso

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anunciou neste sábado (11), investimentos para fortalecer a agricultura familiar do município de Antônio Cardoso, Território de Identidade Portal do Sertão.

Antônio Cardoso é o município que possui a maior população negra do país, e possui uma localização geográfica muito rica, de um lado a lagoa da Pedra do Cavalo, com grande potencial hídrico e do outro a BR116, onde escoa a produção.

Na oportunidade, o governador Rui Costa autorizou a SDR, por intermédio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a celebrar um convênio, no âmbito do projeto Bahia Produtiva, com a Associação Comunitária Nossa Senhora dos Navegantes, selecionada no edital de caprinovinocultura. O investimento de meio milhão beneficiará diversas famílias, com a construção de um abrigo rústico para rebanho, de reservatório cilíndrico, e aquisição de animais reprodutores, trator agrícola e assistência técnica e extensão rural (ATER).

Também foi assinado um convênio com a prefeitura municipal de Antônio Cardoso para limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, no valor global de R$50 mil, beneficiando 80 famílias de comunidades rurais da região.

De acordo com secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, a SDR já implantou outras ações para no município a exemplo da casa de farinha e projetos de apicultura. "Hoje o governador Rui Costa trouxe mais uma agenda importante para Antônio Cardoso, que tem uma economia rural forte, fortalecendo a agricultura familiar, promovendo a geração de renda e a mobilização da economia dos municípios do nosso estado".

O prefeito Antônio Santiago se mostrou feliz com a presença do governador, e a assinatura dos convênios, em especial as voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar da região.

Acesso à água
O direito fundamental de acesso à água também foi garantido pelo governador Rui Costa, para moradores de três povoados de Antônio Cardoso, com a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da obra.

“Água é sinônimo de vida e saúde e é por isso que fizemos o maior investimento em abastecimento de água da história da Bahia. É um direito de todos os seres humanos”, afirmou o governador Rui Costa.

Travessão, Barra do Paraguaçu e Queimadas são as localidades beneficiadas e, juntas, reúnem 580 habitantes. A intervenção, orçada em R$2,2 milhões, recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e abrange a instalação de 13 quilômetros de rede de distribuição e 150 ligações domiciliares.
A lavradora Maria do Carmo Barbosa, moradora do Travessão, se diz aliviada com a novidade. “Passei a vida carregando baldes de água na cabeça, levando do poço distante para casa”, contou.

Mais benefícios

Ainda no campo de fornecimento de água, o governador inaugurou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SIAA), no distrito de Orobó, e assinou uma ordem de serviço para implantação de outro SIAA na localidade da Ilha dos Campinhos, integrando a construção de uma casa de química, um reservatório, adutora de 930 metros, rede de distribuição de 1.290 metros e instalação de 100 ligações domiciliares. O valor da obra é de R$150 mil.

Com informações da Secom