• I Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
  • Inscrições VIII FEBAFES

Inclusão

12/10/2017 15:10

Servidores da SDR proporcionam um dia das crianças mais feliz para curumins da etnia Pataxó

O Dia das Crianças de cerca de mil curumins da etnia Pataxó, de nove aldeias dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, foi mais feliz com os presentes doados pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), de outras secretarias estaduais e de amigos das comunidades indígenas.

A entrega dos presentes aconteceu nesta quinta-feira (12), na Aldeia Coroa Vermelha, em duas etapas, a primeira no Centro Cultural Oca Indígena, e a segunda no Espaço Sagrado 'Txg'rú Mirawê'. Os eventos contaram com a presença do titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, de caciques e do assistente territorial da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Mauro Lúcio Xavier.

A ação contou com a apresentação do Grupo Cultural Txg'rú Mirawê, e foi realizado pela Associação de Mulheres Indígenas, com o apoio do Cacique Aruan Pataxó e representante da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul (FINPATE). Foram presenteadas crianças das comunidades indígenas Coroa Vermelha, Agricultura, Juerana, Arueira, Nova Coroa, Araticum, Parque indígena e Mata Medonha, além de crianças da Escola Indígena Coroa Vermelha Pataxó.

Durante a solenidade, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, entregou uma carta com mensagem do governador Rui Costa para todos os curumins. No documento, lido pelo cacique Aruan Pataxó, o governador ressalta: “compartilho com vocês a alegria desse dia. Não apenas pelos brinquedos aqui distribuídos, mas pela simbologia que a etnia dos Pataxós representa para a Bahia e o Brasil”.

Rodrigues destacou a alegria de participar de um evento que possui um importante valor simbólico: "Esse encontro não representa só a entrega de um presente para as crianças indígenas, mas revela a importância de trabalhar pela garantia da cultura indígena, que já habitava aqui nessas terras, antes da chegada dos europeus".

O titular da SDR observou ainda que essa visita serviu também para ouvir as demandas das comunidades, apresentar e discutir políticas de desenvolvimento e fortalecimento de cadeias produtivas, além de anunciar o lançamento de um futuro edital do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), específico para povos indígenas.

A presidente da Associação de Mulheres Indígenas, Kandara Pataxó, agradeceu o apoio dos servidores da SDR e dos amigos que contribuíram para a realização dessa ação: "Nós acolhemos e abraçamos a todos que demonstraram o seu amor pelas comunidades indígenas, muito além das nossas expectativas e nossos sonhos de atender mais de mil crianças indígenas. Isso para nós é uma realização. Um brinquedo pode parecer algo tão simples, mas ver o sorriso de uma criança não tem preço. As crianças são nosso futuro e esperança de um país melhor, além de ser exemplo de pureza, inocência e, sobretudo, de verdade".

Participaram ainda da doação dos presentes servidores da CAR, das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz), de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Saúde (Sesab), de Trabalho, Emprego e Renda (Setre), de Planejamento (Seplan) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Confira mais fotos no Flickr