• I Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
  • Inscrições VIII FEBAFES

Desenvolvimento Rural

11/10/2017 17:10

Sisal e Bacia do Jacuípe encerram a rodada de monitoramento e planejamento de ações da SDR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), a Agenda Territorial para a Integração de Políticas Públicas nos Territórios de Identidade Sisal e Bacia do Jacuípe, respectivamente. Nesses encontros foi encerrada a rodada de monitoramento e planejamento das ações da SDR executadas em parceria com os municípios, que aconteceu nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Na ação, que contou com a presença de dirigentes e técnicos da SDR, secretários municipais, entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (ATER), Colegiado Territorial, Consórcio Público e movimentos sociais, cooperativas, associações e sindicatos dos dois Territórios de Identidade, foram elaborados os planejamentos das ações da agricultura familiar dos municípios, que resultará na elaboração do Plano de Ação Territorial da rede de instituições e movimentos sociais que atuam nesse segmento.

As atividades foram coordenadas pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da SDR, por meio do assessor Matteus Martins e do coordenador Mário Freitas: “A lógica pactuada pelos membros das duas plenárias, do Sisal e do Jacuípe, é muito inteligente. Primeiro, acontecerão as agendas municipais, momento em que as ações para integração e dinamização da agricultura familiar serão discutidas e planejadas sob a coordenação da equipe do SETAF. Em seguida, teremos a agenda territorial, onde o planejamento territorial será construído a partir do que foi desenhado nos municípios. Com isso, a agricultura familiar terá suas ações qualificadas e dinamizadas por meio da otimização dos recursos disponíveis”, avaliou Matteus Martins.

Hélio Alves, coordenador do Colegiado Territorial da Bacia do Jacuípe parabenizou a SDR pela iniciativa e destacou: “esse evento é muito importante pela oportunidade que nós temos de dialogar e construir ações que venham atender aos anseios e às necessidades dos municípios. Hoje, a gente dá um grande passo nessa articulação e é uma oportunidade e uma porta que se abre para chegarmos aos órgãos responsáveis pelas nossas grandes demandas e, de fato, conseguir avançar na construção dessa política de desenvolvimento, com a SDR, por meio do SETAF e com os Serviços Municipais de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAFs)”.

“Eu aprendi muito e tirei proveito para fortalecer o meu trabalho com os agricultores familiares do município. Vimos como buscar os títulos terra, caminhos para fortalecer as ações de assistência técnica e extensão rural (ATER), pela Bahiater, e outras formas de acessar projetos”, disse Josenilde Bento, secretária de Agricultura de Biritinga.

No Sisal, o evento contou com a participação da equipe do SETAF, coordenada por Célia Dourado e Crisógno Santos. No Território Bacia do Jacuípe, estava também presente a equipe do SETAF, coordenada por Juarez Lopes de Oliveira e Isael Pina. Os técnicos, que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), acompanharão as agendas municipais, com o objetivo de assegurar a uniformização da estruturação das informações para a elaboração do Plano de Ação Territorial.