• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

13/09/2017 17:09

Bahia Produtiva reúne prestadoras de assistência técnica e extensão rural

Para discutir a operacionalização do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), teve inicio nesta quarta-feira (14), em Salvador, um encontro com as instituições prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), contratada pelo projeto por meio de chama pública.

Na abertura do evento, o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, agradeceu a parceria e ressaltou que as entidades, além de possuírem uma equipe técnica capacitada, são referência no trabalho de ATER, que desenvolvem: “Este é um esforço conjunto. Nós não estamos apenas em um processo de montagem de projetos, construindo, por exemplo, agroindústrias, estamos fazendo política pública com intencionalidade de promover, efetivamente, a mudança na vida das pessoas, agregação de valor, verticalização da produção e, consequentemente, impacto na renda da população rural”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que a lógica do funcionamento do Bahia Produtiva e da atuação da empresa está centrada na formação de redes territoriais: “Existe um compromisso social importante com esse grupo, o de desenvolver o rural. Com essa atividade coletiva, queremos estimular a organização local com as entidades de ATER, a CAR, os colegiados e outras instituições, discutindo ações de assistência técnica do Bahia Produtiva e de outros projetos, de como a gente vai desenvolver o que tanto almeja. que é o desenvolvimento local. Queremos a organicidade dos territórios que o povo do campo precisa”.

Entre as próximas ações do Bahia Produtiva apresentadas está o lançamento do edital 10, Alianças Produtivas, no valor de R$ 60 milhões, para investimentos em infraestrutura e gestão de empreendimentos da agricultura familiar, a fim de que os agricultores possam alcançar o mercado consumidor de forma mais preparada.

De acordo com o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, ao longo de dois anos de execução do projeto, estão sendo realizados encontros como esse, visando a formação da equipe: “Estamos sempre fazendo um alinhamento e apresentando a situação atual do projeto e perspectivas futuras, para que haja um nivelamento das informações”.

O encontro, que segue até sexta-feira (16), reúne representações de todos os Territórios de Identidade da Bahia, entre entidades de ATER, assistentes territoriais, coordenadores e técnicos das unidades da SDR.

O primeiro dia de evento contou também com a presença do assessor da CAR, Ivan Fontes, das representantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, Elisângela Araújo, e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara Andrade.