• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

12/09/2017 14:09

Técnicos são capacitados para implantar unidades de referência da cadeia de caprinocultura

A inclusão socioprodutiva e a sustentabilidade de agricultores tem sido o foco do Governo do Estado, por meio de ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Como parte dessa estratégia, o projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), realizou, nesta terça-feira (12), uma reunião preparatória para implantação de unidades de referência da cadeia de caprinocultura no semiárido da Bahia.

De acordo com a especialista em caprinocultura do Bahia Produtiva, Carina Cezimbra, o objetivo da reunião é formar um grupo de técnicos para iniciar a montagem das unidades de referência: “Serão áreas de beneficiários que foram contemplados pelo projeto, onde estes receberão orientações técnicas. O intuito é mostrar que, com essa capacitação, eles têm condição de aumentar a produtividade e melhorar o rebanho”.

Estiveram reunidos técnicos da CAR, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF) do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Sertão do São Francisco, Bacia do Jacuípe, Irecê, Velho Chico e Sertão Produtivo, que vão implantar as unidades em seus territórios, respeitando as particularidades e práticas mais adequadas de suas localidades.

Ainda segundo Cezimbra, a intenção é passar a metodologia para os técnicos a fim de que cada um volte ao seu território para implantar a unidade na propriedade do produtor, escolhida pela própria comunidade: “Queremos passar aos produtores informações simples e fáceis de serem adaptadas e mostrar que, com pequenas ações, eles conseguem alavancar essa produção e se adotar em algumas tecnologias relacionadas a manejo sanitário, produtivo e alimentar irão mudar a qualidade da criação”.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.