• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

Articulação

12/09/2017 09:09

SDR e UFSB dialogam sobre parceria para desenvolvimento rural e inclusão acadêmica

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, recebeu nesta segunda-feira (11), no gabinete da secretaria, o reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Monteiro de Almeida Filho, que apresentou o sistema metodológico de ensino aplicado na universidade.

O secretário da SDR destacou a relevância do encontro, pois “nós temos um Fórum Estadual das Universidades que discute o desenvolvimento rural na Bahia e essa aproximação contribui para consolidar futuras parcerias com universidades federais, estaduais e institutos na busca do fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária, povos e comunidades tradicionais. Queremos ampliar o nível de tecnologia, principalmente no serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER). Tudo isso de forma articulada e com intercâmbio rural”.

Como encaminhamento, foi designada uma data para um novo encontro, previsto para o dia 25 de setembro. A ideia, conforme Jerônimo Rodrigues explicou, é que os dirigentes da SDR tenham conhecimento do trabalho educativo que está sendo desenvolvido pela UFSB nos territórios de identidade Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento.

O magnífico reitor convidou o secretário Jerônimo Rodrigues, o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o gestor da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), José Tosato, e a equipe da SDR, a comparecerem ao campus da UFSB: "A gente tem um grande interesse em articular com a secretaria, junto com os movimentos sociais regionais, assentados, indígenas, artistas de rua, comunidades extrativistas, entre outros, ações engajadas para educação no campo”.

O coordenador da Cepex pontuou que o diálogo entre as duas instituições apresenta perspectivas promissoras. Ele lembrou que a UFSB atua em territórios estratégicos, tem colégios universitários em municípios que apresentam um número superior a 20 mil habitantes e deseja ampliar o acesso à educação para todo o estado: “Eu acho que essa concepção, de ser a universidade da inclusão, é desafiante. Nós precisamos de parceiros inovadores e acho que essa relação pode ser muito frutífera”, finalizou Tosato.

Sobre a UFSB

Em 16 de agosto de 2011, foi enviado ao Congresso Nacional o Projeto de Lei 2207/2011, que dispunha sobre a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Logo após o anúncio do envio do PL ao Congresso, a Universidade Federal da Bahia, como primeira instituição de ensino superior da Bahia, na condição de tutora, instituiu uma comissão interna para iniciar o processo de construção do projeto, iniciando uma série de reuniões nos municípios propostos como sede dos novos campi.