• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

06/09/2017 18:09

Governo da Bahia apoia curso de graduação em Apicultura e Meliponicultura

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está apoiando a implantação do Curso de Educação a Distância (EAD), de Graduação em Tecnólogo em Apicultura e em Meliponicultura, da Universidade de Taubaté (Unitau). A iniciativa, que conta com a parceria da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), será realizada na sede da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit).

O curso, que terá o custo mensal de R$ 243, com duração de dois anos, é destinado, prioritariamente, para os Agentes Comunitários de Apicultura (ACAs), contratados para acompanhar entidades selecionadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR. As aulas presenciais serão realizadas trimestralmente nas instalações da Cooapit, no município de Tucano.

Inscrições
O processo seletivo acontecerá no dia 30 de setembro, a partir das 8h, no Centro de Formação da SDR, no bairro de Itapuã, em Salvador, por meio de prova presencial ou por pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições já podem ser realizadas pelo link: http://bit.ly/2eH1ZH8. O resultado da seleção será divulgado na primeira quinzena de outubro e as aulas terão início no dia 05 de novembro de 2017.

A grade do curso é composta por disciplinas como Apicultura: Aspectos Biológicos, Apicultura de precisão, Apiculturismo, Associativismo e Cooperativismo, Biotecnologia, Cadeia e Arranjo Produtivo local, Controle de qualidade de produtos apícolas, Educação Ambiental para a sustentabilidade e empreendedorismo, entre outras. Para mais informações sobre o curso acesse: http://www.unitau.br/ead/apicultura-e-meliponicultura

O Curso
O curso objetiva formar profissionais com uma forte base conceitual, capacitados a atuarem efetivamente no mercado de trabalho. Conhecimentos em ações de gerenciamento, de manejo, de qualidade e de produtividade apícola são essenciais. Os estudantes deverão ser capazes de planejar, de operacionalizar e de controlar as atividades, utilizando modernas metodologias e tecnologias de gestão para identificar as oportunidades de redução de custos, de aumento da produção e qualidade dos produtos. A graduação proporciona ao aluno atuar na produção de mel, de pólen, de própolis, de geleia real, de polinização e de materiais biológicos como enxames e rainhas.

Perfil
O tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura é o profissional que, com base nos procedimentos e técnicas adequados, gera e executa o controle operacional das diferentes atividades que compõem a cadeia e o arranjo produtivo apícola, promovendo a sua melhoria contínua para atingir níveis de serviço e de produtos mais elevados. Pode ainda gerir e controlar as atividades logísticas internas e o seu custeio, as relações com diferentes prestadores de serviço logístico, a informação e sua difusão, bem como as tecnologias subjacentes à operação logística.