• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

04/09/2017 17:09

Festival debate desafios da juventude rural de Urandi

O município de Urandi sediou no último domingo (03), o 3º Festival da Juventude Rural com o tema: Nenhum direito a menos - Novos desafios para a juventude trabalhadora. O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Urandi (STTR), teve uma programação diversificada com oficinas, shows musicais, danças, mesas redondas para debates, entre outras atividades.

O festival contou com a participação de mais de 450 jovens rurais e lideranças sindicais do Território Sertão Produtivo. O assessor especial de Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jocivaldo dos Anjos, participou do encontro e contribuiu com a facilitação da oficina sobre Politicas Públicas direcionadas aos jovens rurais.

Segundo Jocivaldo, “durante a atividade dialogamos como a juventude rural da Bahia está buscando alternativas de convivência no campo, com autonomia e qualidade de vida, além de debatermos as iniciativas do Governo do Estado, a exemplo dos programas Primeiro Emprego, Partiu Estágio e outras ações que ajudam a diminuir o êxodo rural”, afirmou.

Luciana Oliveira, secretária estadual de jovens da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Bahia (Fetag-BA), que também ministrou oficina, observou que “ o festival foi um momento de reafirmação da identidade da juventude rural, principalmente diante do cenário político atual. Precisamos estar em diálogo constante, esses encontros são espaços estratégicos de diálogo e formação política”.

Já Mateus Silveira, secretário responsável pela pasta de adolescentes e jovens do STTR, destacou que “o festival significa a organização dos jovens para enfrentar os retrocessos e apontar alternativas para a juventude rural de Urandi”, finalizou