04/09/2017 17:09

Fetag-BA comemora 54 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores rurais

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado da Bahia (FETAG-BA) está completando, nesse mês de setembro, 54 anos de fundação. A entidade é reconhecida, historicamente, pelas lutas em pautas importantes e estratégicas como a participação das mulheres nas políticas públicas, contra o trabalho escravo e o trabalho infantil, dos assalariados e da previdência.

De acordo com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, celebrar os 54 anos da Fetag é parabenizar os dirigentes atuais e os que já passaram, mas também a cada um dos polos sindicais que existem nos municípios e fazem um controle social das políticas públicas junto às prefeituras e às câmaras de vereadores. Celebramos todas as coisas que a Fetag fez e, nesse momento de conturbação da política nacional, a federação precisa estar cada vez mais fortalecida e animada.

“É um prazer muito grande desejar à Fetag muitos anos de vida, respeitarmos a autonomia dos movimentos, há um bom balanço do que a federação já fez pelo rural baiano. Esperamos que a relação da sociedade civil com a SDR e o Governo Rui Costa possa se fortalecer e celebrar ainda mais conquistas”, destacou Rodrigues.

A Fetag, por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), cria em nível nacional uma política voltada para o desenvolvimento rural e promove manifestações como o Grito da Terra, a Marcha das Margaridas, envolvendo a juventude, ações que demostram o poder de mobilização e organização da entidade, além do comprometimento com as mudanças econômicas e políticas do país.

A SDR foi criada pelo entendimento do governador Rui Costa da importância da agricultura familiar e o tamanho do rural, porque havia a necessidade da existência de um órgão que pudesse planejar, executar e acompanhar políticas como a de assistência técnica e extensão rural (ATER), agroindústrias e água, que são responsabilidade do Estado.

Sobre a Federação
A Fetag é uma entidade sindical de segundo grau, autônoma, sem fins lucrativos, constituída para representar legalmente a categoria profissional dos trabalhadores rurais. Possui como filial e parceira de ações a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), e tem na sua estrutura uma organização em polos, delegacias e escritórios sindicais, formando um alicerce para os 189 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados, na busca por políticas públicas que levem até as áreas de saúde, educação, crédito agrícola e fundiário, valorizando e fortalecendo a agricultura familiar, além do reconhecimento e respeito às comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e de fundo de pasto, entre tantas bandeiras de luta.