• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

02/09/2017 17:09

Agricultores de Euclides da Cunha festejam a entrega de tratores agrícolas

A população de Euclides da Cunha, no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, lotou o plenário da Câmara Municipal de Vereadores, neste sábado (02), para participar da solenidade de entrega de 12 tratores com implementos agrícolas para associações representativas da agricultura familiar. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), de levar tecnologia para o campo com a mecanização rural. O investimento foi de R$1,5 milhão.

Após a solenidade, os tratores ganharam as ruas de Euclides da Cunha, num grande desfile, denominado de “tratoraço”, organizado pelos agricultores familiares, líderes comunitários, presidentes de associações contempladas com a entrega das máquinas, de cooperativas, vereadores locais, agricultores familiares.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, participou do ato solene, representando o governador Rui Costa, e destacou que as entregas contribuem de maneira significativa com desenvolvimento produtivo dos agricultores familiares: “Agendas como essa, que levam tecnologia para o rural baiano, engradecem a agricultura familiar do município, do estado e, consequentemente, do país. Antes o povo da roça não era valorizado, mas é necessário compreender que os agricultores familiares têm inteligência, capacidade de gestão e competência para tocar ações que ajudam o desenvolvimento rural da Bahia”.

O titular da SDR solicitou dos presidentes das associações o cuidado e zelo com a recepção das maquinas, sugerindo que as entidades não deixem de fazer um plano de gestão, gerenciamento e manutenção dos tratores. Rodrigues também ressaltou a importância da entrega de um dos tratores com implementos para Universidade do Estado da Bahia (Uneb): “Com esse trator os estudantes do curso de Agronomia, poderão colocar os conhecimentos em práticas, em assuntos relacionados à subsolagem, aragem, gradagem, manejos de solo, colheitas e outros”.

O presidente da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Povoado Roça de Baixo, Givanilson Andrade, informou que o aluguel de um trator, na região de Euclides da Cunha, custa entre R$120 e R$150 por hora: “A chegada dessa máquina vai nos ajudar muito, pois vai melhorar o trabalho de aragem de terra, de feijão e milho”.

Os tratores entregues são resultado de emenda parlamentar do deputado federal, José Nunes, com apoio do Governo do Estado, e investimento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. “Faz parte do exercício do meu mandato o compromisso com a agricultura familiar”, afirmou o deputado.

UNEB e associações
O trator entregue a Uneb será direcionado ao curso de Engenharia Agronômica. A professora da Uneb, Ivete Teixeira Santos, uma das idealizadoras do curso, recebeu a chave do trator e comentou que “sem essa máquina seria impossível os estudantes galgarem o diploma de engenheiros agronômicos, pois existem atividades que só podem ser realizadas com esse equipamento”.

Participaram também da solenidade festiva em Euclides da Cunha, vereadores municipais, o deputado estadual Adolfo Menezes e outros representantes da sociedade civil organizada da região.

Instituições beneficiadas com a entrega dos tratores: Associação dos Produtores de Caimbé; Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pai João; Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado de Santo Antônio; Associação Comunitária Povoado de Lagoa Fechada, Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Barriguda; Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado de Rio Vermelho; Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Amargosa; Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Povoado de Roça de Baixo; Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Poções, Associação dos Produtores Rurais Nossa Senhora da Penha de Lagoa do Guedes e Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Olhos D’água do meio e Muriti II.

Clique no link e confira a galeria de fotos na integra: http://bit.ly/2iVL6Ob