01/09/2017 19:09

Os avanços e desafios da agricultura familiar são debatidos na Expojacuípe

A primeira feira Expositiva de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Bacia do Jacuípe (Expojacuípe) começou, nesta sexta-feira (1º), e segue até este sábado (02), na Escola Família Agrícola de Pintadas (EFAP), no município de Pintadas.

Durante o evento foi realizado o Seminário Territorial de Agricultura Familiar e Economia Solidária. O superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Marcelo Matos, fez um painel com o tema Agricultura Familiar, Avanços e Desafios.

O superintendente fez um histórico sobre a agricultura familiar e seu crescimento no estado da Bahia. Ele destacou que os painéis são momentos de formação e capacitação das pessoas com temas importantes da agricultura familiar: “Esse é um espaço de discussão e debate para que as pessoas possam se apropriar desses conhecimentos, contribuindo para geração de emprego e renda e inclusão da agricultura familiar”.

Marcelo afirmou que nos últimos anos, a agricultura familiar da Bahia teve grandes avanços: “Acesso à agua, estamos finalizando a universalização da água para consumo, energia para todos, o Pronaf, Garantia-Safra, foram políticas públicas fundamentais para o crescimento deste segmento, mas destaco como principal a criação da SDR”.

Sobre os desafios, o superintendente da Suaf disse que “o nosso grande esforço agora é a implantação e organização das agroindústrias para disputar os mercados privados”.

Valdmomiro Vitor, produtor de caprino na comunidade Cajás, do município de Itaberaba, foi um dos participantes dos painéis da Expojacuípe: “É preciso buscar informações sobre a nossa cultura. Eu, como produtor, quero saber como e onde vender meu carneiro, por exemplo, saber sobre assistência técnica, preciso saber no que o município, o estado e a união podem ajudar a minha propriedade funcionar melhor”.

A Expojacuipe segue até este sábado (2) com a comercialização de diversos produtos da agricultura familiar e economia solidária e exposição de caprinos, ovinos e bovinos.