• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

01/09/2017 18:09

Expojacuípe promove agricultura familiar do território Bacia do Jacuípe

No meio do sertão, na zona rural do município de Pintadas, na Escola Família Agrícola de Pintadas (EFAP), teve início nesta sexta-feira (1º), a primeira edição da Feira Expositiva de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território Bacia do Jacuípe.

Exposição de animais e a comercialização de produtos da agricultura familiar, como polpas de frutas, mel, leite e seus derivados, biscoitinhos, além de artesanatos baianos, de várias partes da Bahia, fazem parte da feira, que segue até este sábado (02). Também estão sendo realizados seminários e palestras com orientações, informações e capacitação na área de produção e comercialização produtos.

A abertura oficial do evento contou com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues. Ele avaliou que o evento teve início com grande potencial: “É uma alegria ver a primeira edição de uma feira como essa começar com tanta maturidade. Animais certificados, com sanidade certificada. Temos 17 produtores de caprinos, ovinos e bovinos expondo seus animais, revelando a qualidade que temos, a capacidade de produzir carne e leite, empreendimentos com jovens estudantes mostrando potencial para tecnologia, produtos que estão começando e ainda precisamos qualificar e produtos que têm potencial para exportação. Essa estreia tem maturidade. As próximas, certamente, serão ainda melhor”.

Na oportunidade, o secretário da SDR recebeu uma homenagem de reconhecimento pelo incentivo e contribuição ao desenvolvimento rural do Território Bacia do Rio Jacuípe.

A Expojacuípe trouxe ainda para os visitantes, experiências de tecnologias de convivência com o semiárido, máquinas, plantas e cultivos, remédios para animais e inseticidas para plantas, com ingredientes naturais, desenvolvidos por estudantes.

Adesão ao Sisbi
Durante o evento, foi entregue ao presidente do abatedouro de Pintadas, a Frigbahia, Walcir Rios, o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), pela Agência de Defesa Agropecuária (Adab).

Para o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap), Gerinelson Gonçalves, a entrega do selo fortalece a cadeia produtiva da caprinocultura gerando retorno na sustentabilidade do produtor: “Recebemos o Sisb que foi o ponto chave da feira para o nosso frigorífico parceiro. A expectativa é grande, hoje abatemos cerca de 600 animais por mês. O selo vai possibilitar que as cooperativas parceiras tripliquem o fornecimento de matéria-prima. O selo vai aumentar o comércio de produtos na ponta e automaticamente vai possibilitar um aumento maior da matéria-prima. A garantia de compra faz que o produtor produza mais”.

O presidente do Consórcio Jacuípe, Silvaney Araújo, destacou o trabalho da SDR em fortalecer o cooperativismo e a agricultura familiar: “Hoje é uma mostra que a nossa agricultura familiar está no caminho certo. Estamos celebrando o fortalecimento desse segmento juntos com todos os parceiros dessa luta”.
Para o representante da Federação dos Consórcios da Bahia (Fecbahia), José Silva, essa é uma das iniciativas que fazem com que produtos da agricultura familiar cheguem aos mercados: “Espaços como esse fazem com que os agricultores se organizem e queiram divulgar mais e melhor seus produtos. Avanço para todos os empreendimentos da agricultura familiar”.

A representante da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Iara Andrade, declarou que esse é um momento de celebração: “Uma feira belíssima com produtos de vários territórios que trouxeram o seu melhor para fazer negócios”.

A Expojacuípe é uma iniciativa da Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda (COOAP), em parceria com instituições do território, articuladas pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Consórcio Jacuípe, com o apoio do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob Sertão), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Prefeitura Municipal de Pintadas e do Governo do Estado, por meio da CAR e da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), unidades da SDR.

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS NO NOSSO FLICKR.