• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

31/08/2017 20:08

Bahiater participa da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer

A gestora da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Célia Watanabe, participou da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), nesta quinta-feira (31), em Maceió (AL).

O evento acontece periodicamente com o objetivo de debater experiências, estratégias e ações ligadas à prestação da assistência técnica extensão rural (ATER) aos agricultores e agricultoras familiares.

Watanabe destacou que “esse é um encontro com a Asbraer é importante para os órgãos públicos que lidam com a base do desenvolvimento rural, que são as ações de ATER. A qualidade na execução desse serviço é que garante a sustentabilidade na agricultura familiar e que possibilita o acesso a várias políticas públicas. Hoje, nosso diálogo foi com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) onde discutimos a operacionalização da execução do Projeto Dom Helder Câmara, que atenderá 6200 famílias na região do semiárido baiano, destes 60% do serviço serão realizado pela Bahiater”.

Durante o evento, o titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), José Ricardo Roseno, apresentou as estratégias do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 para o conjunto de representantes dos órgãos públicos de Ater.

Também estão na pauta da 28ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer, que tem atividades previstas para até esta sexta-feira (01), temas como o sistema de acompanhamento do produtor rural e ações de inclusão produtiva por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e apresentação de informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da agricultura familiar.

Na ocasião, Argileu Martins apresentou a prestação de contas dos 30 meses de mandato na  ASBRAER. Martins deixou o cargo de presidente da Emater DF para assumir a secretaria da agricultura.  Em seu lugar, assume a  Gabriel Alves Maciel, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.