• I Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
  • Inscrições VIII FEBAFES

11/08/2017 09:08

Publicação da SDR subsidia PPA Municipal com foco no desenvolvimento rural

As prefeituras municipais da Bahia estão em fase de conclusão do Plano Plurianual (PPA) Municipal com vigência no período de 2018-2021. Considerando o perfil rural dos municípios baianos e o protagonismo da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) preparou uma publicação com a finalidade de subsidiar o debate em torno deste tema e fortalecer a rede de instituições locais que tem responsabilidade com o PPA, como prefeituras, câmaras de vereadores e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS).

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que “ao apoiarmos os municípios com este documento, tentamos também despertar os governos municipais para a valorização do rural como foco estratégico para o desenvolvimento. Foi com esta intenção que o governo federal atuou entre 2003 e 2015 e o governo estadual vem atuando desde 2007”.

O Assessor de Planejamento e Gestão (APG) da SDR, Matteus Martins, informou que o documento foi estruturado por ser no PPA que se desenham os programas que respaldarão a construção das leis orçamentárias e poderão ser materializadas em ações concretas para o desenvolvimento. Segundo ele, “é necessário entender a agricultura familiar como vetor de desenvolvimento. Esta categoria está distribuída em 90,8% das propriedades rurais da Bahia. São estes agricultores e agricultoras que produzem cerca de 70% do alimento que consumimos. Por isso, o PPA precisa incluir programas para a agricultura familiar”, enfatizou Martins.

A publicação criada pela SDR, intitulada “A Agricultura Familiar e o PPA 2018/2021 dos Municípios da Bahia - Subsídios para a construção do Plano Plurianual dos municípios 2018/2021”, está disponível na íntegra para download no site da secretaria www.sdr.ba.gov.br