• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Edital de Mudas e Sementes

Agricultura Familiar

09/08/2017 09:08

Governo fortalece diálogo e ações para a agricultura familiar na Bahia

A continuidade do fortalecimento da agricultura familiar na Bahia, a partir das conquistas já alcançadas, foi tema de reunião entre o governador Rui Costa e representantes do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), nesta terça-feira (8), na governadoria. Criada em 2006, a entidade reúne mais de 40 organizações de toda a Bahia e entregou uma pauta de dez assuntos a serem discutidos, sendo cinco deles prioritários. Participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.

A coordenadora da FBAF, Elisângela Araújo, ressaltou que a reunião é um exemplo do empenho do governo baiano para o crescimento da agricultura familiar. “Hoje foi um avanço este momento de diálogo, com bastante franqueza, principalmente sobre os cinco pontos estratégicos, envolvendo educação, comunicação, assistência técnica, questão fundiária, e convivência com o semiárido”.

A coordenadora disse que os membros do fórum reconhecem os avanços alcançados nos últimos dez anos, mas que o que tem sido feito no último ano é fundamental. “Queremos reconhecer o esforço da Bahia, já que 80% dos recursos que a agricultura familiar recebia eram do Governo Federal e hoje nós não temos nem mesmo um ministério mais. A Bahia manteve os investimentos e o fortalecimento do segmento. Por isso a gente compreende que a Bahia é um estado importante para construir o futuro da agricultura familiar no Brasil”, afirmou.

O secretário Jerônimo falou do atendimento de alguns dos pontos apresentados pelos agricultores. “Eles reivindicaram que a Lei Estadual de Convivência com o Semiárido seja regulamentada e posta em prática e nós aguardamos apenas uma agenda do governador para fazer um ato de lançamento e regulamentação. Outra reivindicação é uma agenda mais próxima de entregas do Bahia Produtiva, do Pró Semiárido e outros programas. Aqui saiu a possibilidade dessa agenda mais próxima”.

Com informações:  Raul Rodrigues- Secom/GOVBA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.