• CACAU 2035
  • Inscrições VIII FEBAFES

15/07/2017 23:07

O papel da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis é tema de debate em Itacaré

Qual alimento não tem relação nenhuma com a agricultura familiar? Foi com essa provocação que gestora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiate), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Célia Watanabe, começou a Roda de Conversa: "O Papel da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos Saudáveis", realizada neste sábado (15), no município de Itacaré, durante o IV Festival de Sabores de Itacaré.

Após a reflexão sobre o conceito de alimento saudável associado à agricultura familiar, Watanabe destacou que “é importante ampliar a compreensão do mundo rural enquanto um espaço diverso e suas múltiplas possibilidades de produzir com qualidade. Identificar o elo entre a agricultura familiar e o consumidor. Perceber em cada prato o esforço da mulher e do homem rural, a tradição e o conhecimento que nosso povo incorpora no ato de cultivar, preparar e consumir os alimentos”.

A facilitadora do Slow Food Brasil no Nordeste, Reveca Tapie, participou da conversa e explicou que o Movimento o qual ela participa, não se atém a comer devagar, mas sim ao respeito do processo natural do alimento desde o seu plantio até a chegada dele no prato. Para ela "o alimento produzido pela agricultura familiar vai muito além de uma proposta saudável, representa um alimento de resistência aos modelos de agricultura que ameaçam a diversidade de produtos e a cultura alimentar no campo".

A agricultora familiar de Itacaré, Maria da Graça, que participou da atividade durante sua intervenção lembrou que “muitas vezes a gente prefere trazer da cidade os alimentos processados, ao invés de aproveitar os alimentos saudáveis que temos ali na roça”.

O secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, afirmou que o evento foi um grande encontro que debateu não só a produção rural, mas o quanto ela é importante para saúde, para economia local e para o Festival.  “A Roda de Conversa foi uma oportunidade dentro do IV Festival Sabores de Itacaré, que tem como tema Gastronomia de Raiz, e o uso cada vez maior dos produtos da agricultura familiar. Nosso evento contribui para dar visibilidade aos ingredientes que vêm do campo, fomenta a comercialização e potencializa o trabalho do pequeno produtor”, pontuou.

Representantes da Secretaria de Agricultura Municipal de Itacaré, do Assentamento Pancada Grande, agricultores familiares, entre outras pessoas participaram do evento.