• I Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural
  • Inscrições VIII FEBAFES

Bahiater

20/03/2017 20:03

Bahiater articula parcerias para renegociação das dívidas agrícolas no Litoral Sul da Bahia

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) do Litoral Sul, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Itajuipe e com o Banco do Nordeste, promoveu uma reunião com agricultores familiares do município, para tratar da renegociação de dívidas agrícolas e novos financiamentos.

Segundo o coordenador da Bahiater/Setaf, Marcos Vinícius, a ação foi a primeira de uma série de reuniões  deverão ser realizadas nos municípios de abrangência do Território Litoral Sul .  A ideia trabalhar também com as agências bancarias em Itabuna, Ilhéus e Camacan atendendo, assim, os 26 municípios do território. "Queremos alavancar o desenvolvimento da agricultura familiar promovendo o pagamento ou a renegociação dos débitos, aproveitando os recentes benefícios estabelecidos na Lei 13. 340 do Governo Federal" disse Marcos. Para ele, tão importante quanto a adimplência é a abertura de novas oportunidades de linhas de crédito.

O representante do Colegiado Territorial, Carlos Alberto, ressaltou a importância dessas ações para o pequeno agricultor destacando o apoio da instituição na consolidação dessa parceria.De acordo com a gerente do Pronaf do Banco do Nordeste, Leilane Benevides, os agricultores terão descontos variáveis até 85% dos débitos contraídos.  “É uma oportunidade  única  de resolver todos os problemas, pois para quem renegociar as taxas de juros serão de 0, 5% a 5%, com o primeiro pagamento previsto para o ano de 2021.

O Diretor de Agricultura de Itajuipe, Tarcísio Costa, ficou muito satisfeito com os resultados do evento e colocou a Diretoria à disposição para novas ações.  Participaram do evento o vice-prefeito Leandro Junquilho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Guimarães, o representante do Consórcio Josivaldo Dias, o agente do Agroamigo, Orlando do BNB  e o Agente de Desenvolvimento do município de Itajuipe,  Fausto Barreto.