Desenvolvimento Rural

19/03/2017 21:03

Cooperativas no Piemonte da Diamantina distribuem cotas e recebem investimento do Governo do Estado

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, esteve neste domingo (19), no Território Piemonte da Diamantina, para participar da festa confraternização da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), na zona rural do município de Várzea Nova. O evento, que celebrou os 13 anos da entidade, foi marcado pela distribuição das sobras do faturamento entre os cooperados.

Durante o evento, foi realizada a assinatura de um convênio no valor de R$565.820,31, entre a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Coopag. Os recursos serão destinados à compra de equipamentos para a Unidade de Beneficiamento de Leite da cooperativa. Também foram entregues 32 mil mudas fruteiras produzidas na Biofábrica de Cacau, localizada em Ilhéus.

“Quando uma cooperativa é bem gerenciada a gente vê os resultados concretos. Para isso precisa haver uma integração entre agricultor familiar, empresa e mercado, sem esquecer a capacidade de diálogo com a gestão municipal e estadual”, disse o secretario Jerônimo Rodrigues, parabenizando os cooperados e informando-os que “aqui é uma mostra que a produção rural baiana tem força para produzir alimentos saudáveis e de qualidade, gerar emprego, renda, combater a inflação e contribuir com o recolhimento de impostos”.

O presidente da Coopag, Ronaldo Carneiro, falou da alegria de ver o desenvolvimento e o crescimento da cooperativa. Sobre o dinheiro recebido, ele adiantou que “pretendemos investir num confinamento de leite, a meta é eu me juntar com outros cooperados para termos um plantel com 10 vacas, que poderá render de cinco a seis mil litros de leite por mês”.
.
A Cooperativa de Produção Agropecuária de Lagoa de Dentro e Região da Serra (Coopal), do município de Miguel Calmon, parceria da Coopag, também realizou a divisão da sobra financeira. “Essas cooperativas são um exemplo e nós estamos crescendo cada vez mais. Esse dinheirinho que eu peguei, vou inteirar e investir em cotas para as minhas filhas, para agrupar os jovens que, no futuro, tocarão a cooperativa”, conta o presidente e cooperado da Coopal, José Reinaldo Santiago.

Várzea Nova– O prefeito de Várzea Nova, João da Silva, prestigiou o evento e pontuou que é gratificante ver a cooperativa, cada ano que passa, mais estruturada. “Torço que a cada ano cresça mais, pois essa experiência serve de exemplo para outros empreendimentos”.

A programação, contou ainda, com uma visita à agroindústria de suco e polpas de frutas, Bahiafrut, da Coopag, em Várzea Nova e ao Laticínio Coopag, que produz bebida láctea, iogurte e manteiga, localizado no povoado de Giló. As duas unidades geram 80 empregos diretos e fornecem produtos para 29 prefeituras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) além de comercializarem seus produtos em mais de 1.000 pontos espalhados pelo estado.

O vice-presidente e representante comercial da Coopag, Fred Jordão, disse que, com o recebimento das mudas, será possível aumentar a produção de frutas na região, e lembrou das palavras do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, ao falar do sucesso da cooperativa: “Doutor Wilson resumiu o nosso sucesso dizendo que é fruto de organização, espírito empreendedor e acesso às políticas públicas”, ressaltou.

Presente às atividades, o deputado federal, Afonso Florence, destacou que “este evento mostra que acertamos em fomentar a agricultura familiar com políticas públicas efetivas. As pessoas que ainda não estão nas cooperativas são motivadas a entrar, porque estão vendo que está dando certo“.