• Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio

CDA

17/03/2017 17:03

CDA realiza reunião de alinhamento com técnicos do convênio Créditos Fomento e Fomento Mulher

Técnicos que irão acompanhar a execução do convênio para Implantação de Créditos Fomento e Fomento Mulher participaram, na última quarta-feira (15), no auditório da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), de uma reunião para alinhar os procedimentos previstos para viabilidade da execução da ação.

Serão atendidas mais de sete mil famílias assentadas pela Reforma Agrária na Bahia. É uma ação integra que convênio firmado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e coordenado pela CDA.

Renata Rossi, coordenadora executiva da CDA, explica que o convênio integra uma série de ações que vem sendo realizadas pelo Governo do Estado para fortalecer à reforma agrária na Bahia. "Este convênio é parte do trabalho que estamos realizando, visando garantir o fomento à produção para agricultores assentados pela reforma agrária. A articulação com o Incra e movimentos sociais têm sido fundamental".

A coordenadora ainda comenta que, posteriormente, será realizada uma formação com os técnicos que estarão em campo e as empresas contratadas para a prestação desse serviço, com objetivo de conceder informações necessárias à aplicação dos créditos. A ação terá investimentos na ordem de R$ 7 milhões.

O coordenador de Ação Fundiária, da CDA, Victor Fernandes, considerou a reunião exitosa por possibilitar a padronização do fluxo de informações e dos documentos relacionados. "Fizemos um agendamento das oficinas de capacitação das equipes para iniciar os trabalhos, para que as informações estejam sempre niveladas em relação aos dispositivos legais como também às normas que regem o trabalho que irão executar".

Para a técnica do convênio Laura Cortês, o alinhamento foi fundamental para viabilidade do trabalho que será desenvolvido. “Esse encontro foi importante para podermos fazer os ajustes necessários para equilibrar e colocar todos os envolvidos no mesmo nível de informação. A partir de agora vamos rever os conteúdos anteriores, fazendo os ajustes necessários e assim executar as atividades em campo”.

Sobre o convênio - Os Créditos Fomento e Fomento Mulher consistem no fornecimento de recursos financeiros sob a forma de concessão de crédito aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), visando assegurar os meios necessários para o desenvolvimento inicial das atividades rurais e a recuperação dos Projetos de Assentamento.

São previstas ações integradas para o desenvolvimento da população rural atendida pelo programa de Reforma Agrária na Bahia, envolvendo a obtenção de Imóveis Rurais e ações de Desenvolvimento em Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, através dos serviços de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES).